Manuel Carvalho é o novo director do PÚBLICO

O jornalista sucede a David Dinis.

,
Foto
Paulo Pimenta

O jornalista Manuel Carvalho é o novo director do PÚBLICO, anunciou a administração do jornal.

Nascido em Alijó em 1965, Manuel Carvalho fez parte do grupo de estagiários que integraram a primeira redacção do PÚBLICO no final de 1989, tendo trabalhado na década seguinte na área da Economia. Antes disso foi professor do ensino básico durante dois anos. Também trabalhou no Diário Económico, como repórter. 

Foi jornalista fundador do PÚBLICO, na secção de Economia, e subdirector e director-adjunto entre 2000 e 2012, nas direcções de José Manuel Fernandes e Bárbara Reis. Era actualmente redactor principal na redacção do Porto.

Comentador de assuntos políticos e económicos da RTP Informação e da RTP2, venceu o Prémio Gazeta de Imprensa em 2015 com uma série de trabalhos sobre a Primeira Guerra Mundial em Moçambique que deram depois origem a um livro. A Guerra que Portugal Quis Esquecer conta a história dos mais de 20 mil soldados portugueses enviados para aquela colónia para a defender dos alemães. 

O Douro e a memória do vinho do Porto são outras paixões do novo director deste jornal diário, que assina uma coluna de opinião no PÚBLICO às quartas-feiras.