Do Freixo à Ribeira só até ao meio-dia. A Avenida Gustavo Eiffel vai reabrir

Marginal do Porto entre o centro histórico e o Freixo vai ter trânsito em sentidos alternados ao longo do dia.

Carro, estrada de acesso controlado, asfalto
Fotogaleria
Parte da marginal vai passar a ter uma faixa BUS, partilhada com motociclos Paulo Pimenta
Bicicleta de estrada, Bicicleta de corrida, Bicicleta híbrida, Selins de bicicleta, Mountain bike, Bicicleta de BMX, Corrida de bicicleta, Bicicleta, Andar de bicicleta
Fotogaleria
Na tarde desta quarta-feira ainda se faziam os últimos trabalhos na via Paulo Pimenta

A Avenida Gustavo Eiffel vai reabrir ao trânsito nesta quinta-feira, depois de ter sido encerrada, por razões de segurança, ainda no final de 2017. A via marginal, que liga o centro histórico do Porto ao Freixo, vai ser a primeira da cidade a utilizar uma solução de trânsito alternado, consoante as horas do dia. Entre as 5h e o meio-dia, só será permitido trânsito no sentido Freixo-Ribeira. A partir dessa hora, inverte-se o sentido.

A reabertura está marcada para as 5h desta quinta-feira, depois de as obras na escarpa das Fontainhas, com a queda de algumas pedras, ter levado ao encerramento da avenida, por precaução. Numa informação colocada na página da internet da Câmara do Porto, explica-se que a empreitada de consolidação da escarpa irá continuar até meados de Setembro, “mas já sem que seja necessário impor restrições à circulação”. O investimento nessa obra é superior a 1,2 milhões de euros.

Com o novo método de circulação que será, agora, posto em vigor, a câmara espera levar algum “alívio” à zona histórica da cidade, no que ao trânsito diz respeito. É, por isso, com “o objectivo estratégico de reduzir gradualmente a circulação automóvel no centro histórico da cidade, nomeadamente no que concerne aos movimentos de atravessamento”, que o novo modelo de circulação será aplicado nas avenidas Gustavo Eiffel e Paiva Couceiro, que ligam, junto ao rio Douro, as pontes Luiz I e do Freixo, lê-se na informação da autarquia.

A juntar a esta novidade, a marginal, entre a Calçada da Carquejeira e a Rua de Sabrosa passará a ter corredores BUS, que serão partilhados com outros veículos pesados de transportes de passageiros (regulares e ocasionais), motociclos e ciclomotores.

A câmara entende que “o fluxo controlado do tráfego automóvel na Avenida Gustavo Eiffel privilegia os movimentos de escoamento do centro histórico para nascente, em detrimento dos movimentos de entrada.”

Sugerir correcção
Comentar