MP investiga agências internacionais que ajudam portugueses a encontrar "barrigas de aluguer"

A notícia, avançada pelo Jornal de Notícias, foi confirmada ao PÚBLICO pelo gabinete de imprensa da PGR. As duas agências organizaram palestras em Portugal em Maio para expor os seus serviços.

Foto
Empresas internacionais de procura de "barrigas de aluguer" sob investigação em Portugal

O Ministério Público abriu uma investigação a duas empresas que oferecem os seus serviços enquanto intermediárias para o recurso a "barrigas de aluguer" no estrangeiro. A abertura do inquérito, avançada pelo Jornal de Notícias, foi confirmada ao PÚBLICO pelo gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da República, neste domingo.

Sobre a matéria “corre termos um inquérito no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa”, informou a PGR. “O inquérito encontra-se em investigação e está em segredo de justiça.”

Uma dessas empresas referidas pelo JN – que nota que a lei portuguesa não permite a promoção, o anúncio de contratos de gestação de substituição ou a obtenção de ganhos económicos com os mesmos – é a Tammuz Family, uma agência internacional israelita, com presença no Brasil, Austrália, Estados Unidos, África do Sul, Índia, Suécia e Dinamarca. 

A empresa é liderada por Roy Rosenblatt-Nir, com quem o PÚBLICO falou no final de Abril, antes da palestra que organizou em Lisboa. O que propõem é um preço-base para soluções adaptadas a vários tipos de casos que variam consoante o destino, os serviços clínicos e jurídicos. Se o destino for a Ucrânia, um casal heterossexual casado pelo civil gastará, no início, 45 mil dólares (cerca de 37 mil euros) para ter um bebé. O preço sobe para mais do dobro (100 mil dólares/82,3 mil euros) se os clientes não forem nem casados nem heterossexuais. Nestes casos, o destino sugerido é a Califórnia, nos EUA, onde a legislação é totalmente aberta.

Para além de outras informações sobre os doadores (ou doadoras), a Tammuz garante no seu site que os futuros pais receberão um “historial médico-familiar” dos envolvidos, mas não apresenta nenhum corpo clínico próprio.

Custos elevados 

A Tammuz Family pretende abrir em Portugal “uma representação”, com vista a atender aos pedidos de cidadãos nacionais que lhe chegaram ao seu escritório no Brasil, disse então Rosenblatt-Nir ao PÚBLICO. Sobre a legalidade desta actividade, o empresário alegava que “a proibição da publicitação das 'barrigas de aluguer'” era “só referente aos processos feitos em Portugal” e admitia que o custo dos serviços da sua agência com é elevado. 

Segundo o JN, o mesmo objectivo de ajudar casais portugueses a encontrarem "barrigas de aluguer" fora de Portugal, terá a empresa Go4Baby, com sede em Espanha. Esta empresa também realizou uma palestra em Lisboa no mês passado e  já terá uma representante e contacto telefónico em Portugal. É liderada por David Molero que, segundo o JN, alega que a sua actividade não é ilegal, por apenas promover a gestação de substituição em países onde esta é permitida. 

Chumbo em Portugal

Em Portugal, o Tribunal Constitucional (TC) chumbou várias normas da lei da gestação de substituição, a 24 de Abril, depois do pedido de fiscalização apresentado no ano passado por deputados do PSD e CDS.

Os juízes conselheiros consideraram que a lei "só por si, não viola a dignidade da gestante nem da criança nascida em consequência de tal procedimento nem, tão-pouco, o dever do Estado de protecção da infância", mas que alguns aspectos particulares lesam "princípios e direitos fundamentais consagrados na Constituição".

Até esse momento, o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) tinha autorizado dois casais a recorrerem a este método e existiam outros sete pedidos em apreciação. Apenas um dos casais já autorizados (aquele que já havia iniciado os tratamentos para a gestação de substituição) pôde prosseguir com a técnica após o chumbo do TC.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários