Lisboa vai ter mais radares e câmaras de vigilância em semáforos

O objectivo é reduzir a velocidade nas estradas da capital. Além dos semáforos e dos radares, a autarquia pretende ainda lançar uma campanha de sensibilização e medidas mais apertadas para o estacionamento em segunda fila, que condiciona sobretudo eléctricos e autocarros.

Foto
As medidas estão inseridas num esforço da autarquia da capital de melhorar a segurança rodoviária Raquel Esperança/ARQUIVO

A Câmara de Lisboa vai instalar 120 câmaras de vigilância em semáforos espalhados pela cidade e vai também reforçar o número de radares para controlar o trânsito, avança o Diário de Notícias (DN) nesta sexta-feira. O principal objectivo é reduzir a velocidade nas estradas da capital já que, como nota o jornal, foram passadas mais de 156 mil multas por excesso de velocidade no ano passado – o que corresponde a uma média de 428 por dia.

A autarquia pretende ainda começar a penalizar o estacionamento em segunda fila, lançando até uma campanha de sensibilização que mostra como este tipo de estacionamento pode condicionar o funcionamento de autocarros e eléctricos, por exemplo. O vereador com o pelouro da mobilidade da Câmara de Lisboa, Miguel Gaspar, explicou ao DN que o intuito destas medidas não é multar os condutores, mas sim apelar ao bom-senso e cuidado. “Num mundo perfeito não multaríamos ninguém, pois toda a gente cumpriria o limite de velocidade”, acrescenta.

Actualmente, a cidade de Lisboa tem 21 radares e este número deverá então ser reforçado – não se sabe ainda com quantos –, mas o vereador garante que haverá sinalização que alerte para o limite de velocidade, antes de se chegar ao local do radar. “Queremos que tenham um efeito dissuasor para que exista segurança rodoviária”, sintetizou Miguel Gaspar, considerando que é em áreas de maior velocidade, como a Segunda Circular, que se deve intervir.

O DN refere ainda que a autarquia lisboeta tem previsto um investimento de cinco milhões de euros em semáforos e em sistemas de vigilância. “Estamos a modernizar a nossa rede de controlo de semáforos, o que nos vai permitir gerir o tempo que as pessoas passam paradas no trânsito”, disse o vereador Miguel Gaspar.

Sugerir correcção
Comentar