Das penas até aos ossos, estas galinhas são mesmo todas pretas

Na Indonésia não passam despercebidas. Falamos das ayam cemani, uma espécie rara de galinhas. Estas aves são todas pretas, das penas até aos ossos (e até aos órgãos). Fenómeno explicado pelo pigmento de melanina extra que as torna desta cor.

“A maioria das pessoas fica surpreendida quando as vêem pela primeira vez”, conta Wira Kusuma, um criador da espécie, neste vídeo do portal Great Big Story. O que também acabou por acontecer ao próprio. “Fiquei realmente surpreendido, espantado e curioso sobre como poderia ter uma. Eu ouvia falar sobre estas galinhas desde que era criança mas nunca tinha visto uma.” Só mais tarde, em adulto, é que acabaria por conhecê-las e receber três.

Agora, acredita ter uma ligação com as suas galinhas. “Quando estou doente, stressado ou com um mau pensamento, as galinhas também ficam stressadas e não comem. Mas quando estou contente, as galinhas também estão contentes “, confessa. “Cuidar delas é o meu orgulho e alegria.” A crença é que elas trazem fortuna, paz de espírito e prosperidade aos seus donos. Mas nem todos partilham da opinião. “Alguns têm medo que as pessoas os chamem de bruxos por causa do misticismo associado a este animal.”