Festival Santos da Casa celebra 20 anos de música portuguesa

Festival celebra o vigésimo aniversário de 8 de Abril a 25 de Abril em Coimbra. Cavalheiro, Lola Lola, Minta & The Brook Trout e Senhor Vulcão são alguns dos artistas que vão actuar

Foto

O Festival Santos da Casa, que nasceu do programa homónimo de música da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), celebra este ano a 20.ª edição, de 8 a 25 de Abril, e leva aos palcos de Coimbra vários músicos portugueses emergentes.

Dory & The Big Fish, no domingo, às 17h, na FNAC, Cavalheiro, no dia 12, às 22h, na Tabacaria/Teatrão, Lola Lola, no dia 14, no Salão Brazil, às 22h, ou Senhor Vulcão, no dia 24, na Vinharia da Sé, às 22h, são apenas alguns exemplos dos artistas que passarão pelo festival.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a organização dos Santos da Casa recorda que A Naifa, Paus, Anaquim, Sam The Kid, Linda Martini, Dealema, B Fachada, Capicua, Dead Combo, Samuel Úria, Ermo, Balla, D'Alva ou Maze foram alguns nomes que já celebraram a festa da música portuguesa em Coimbra. "O festival que o programa criou, com o intuito de dar a conhecer novas bandas à cidade de Coimbra, atinge este ano a vigésima edição. Os propósitos continuam a ser os mesmos. Mostrar, em palco, bandas e artistas que regularmente são divulgados no programa e no blogue. Continuar a trazer à cidade artistas que nunca por aqui mostraram o seu talento. Sempre que possível apadrinhar o nascimento de novas bandas e apresentar novos espaços para a realização de concertos e debates", lê-se naquela informação.

Vinte, é um número que enche de orgulho a organização, porque a ideia é "continuar a intenção de provar a todos que existem boas bandas para ver e ouvir". "Começámos quando a rádio fazia 13 anos, com 13 bandas a tocar no antigo auditório Salgado Zenha, na AAC [Associação Académica de Coimbra]. Concertos transmitidos em directo no programa. Algumas bandas a terminarem o ensaio de som já com o indicativo do programa no ar. Uma saudável pilha de nervos para todos. Mas o bicho ficou cá dentro a roer e nunca mais parámos de organizar coisas."

Depois, contam ainda "enquanto o Le Son foi vivo", fez-se "desse espaço a moradia do Festival". "Assim que ele fechou portas, o Festival Santos da Casa tornou-se nómada e tomou de assalto todos os espaços da cidade onde era possível mostrar som." É o caso de locais como o corredor e terraço da RUC, o Museu dos Transportes, o àCapella, a FNAC, a Via Latina, a Galeria Santa Clara, o Ar D'Rato, o Arte à Parte, o Salão Brazil, o States, o CITAC, o TEUC, o Aqui Base Tango, o Auditório do Conservatório de Coimbra, o Café Santa Cruz e o Teatro Loucomotiva, em Taveiro.

Claiana + Das Monstrvm (dia 9, corredor RUC, 19h), I Love my Label (11, Aqui Base Tango, 22h), De Turquoise (13, Corredor RUC, 19h), Sofar Sounds Coimbra (15, local surpresa, 17h) ou Fantasma Lusitano (18, Aqui Base Tango, 22h), são outros nomes apresentados. Minta & Ther Brook Trout (19, Tabacaria/Teatrão, 22h), Monday (20, Tabacaria/Teatrão, 22h), Mathilda (21, Corredor RUC, 19h), NO!ON (22, Corredor RUC, 19h) e The Acoustic Foudantion (25, FNAC, 21h), completam a lista. 

Sugerir correcção
Comentar