David construiu o próprio braço com peças de Lego

"Quando era pequeno, era obcecado por Legos. Construía carros, planetas ou helicópteros." Agora, construiu um braço. A história é contada na primeira pessoa por David Aguilar, um jovem de Andorra que criou a própria prótese com recurso a peças de Lego. David nasceu com uma deformação no braço direito. "Enquanto crescia, era um pouco irritante", confessa, porque ouvia comentários como "Oh, não tens uma mão". Agora, e em tom de brincadeira, gosta de se apelidar "Hand Solo".

Tinha nove anos quando se aventurou a construir o primeiro braço, em forma de barco. No entanto, as peças não eram fortes o suficiente e, nove anos mais tarde, decidiu tentar novamente. É assim que surge a nova prótese — a MK1. Demorou cinco dias a ser feita e, com ela, David consegue "fazer flexões". "É bastante forte." Não satisfeito, rapidamente aperfeiçoou o design e lançou a MK2, a prótese com capacidade para dobrar e pegar em objectos.

David "era apenas um rapaz normal", confessa, mas, quando construiu a prótese e a levou pela primeira vez para a escola, "todas as pessoas disseram que era realmente inteligente", conta, no vídeo da plataforma Great Big Story. O caso de David, contudo, não é o primeiro. Aidan, uma criança norte-americana que nasceu sem a mão esquerda, também desenvolveu uma prótese a partir de Legos, com apenas nove anos.