À noite, vista do espaço, a Terra brilha

Já imaginaste o que sentirias se estivesses no espaço a olhar para o planeta Terra encoberto pela escuridão, a tentar localizar países e continentes enquanto o mundo dorme? A agência especial norte-americana NASA dá uma ajuda neste vídeo, que mostra o que os astronautas vêem quando espreitam por uma das janelas da Estação Espacial Internacional (EEI). O timelapse foi realizado pela NASA em parceria com o serviço Gateway to Astronaut Photography of Earth, mostrando-nos os períodos de escuridão nos continentes americano, europeu e africano.

 

A cada 90 minutos, a EEI dá uma volta completa ao globo terrestre. Desta vez, os astronautas decidiram transformar em vídeo uma série de fotografias que nos mostra os vários espectáculos visuais da Terra. O timelapse arranca com o brilho das auroras. Depois, entre as luzes das cidades, surgem flashes momentâneos de luz — são relâmpagos de trovoadas. Estrelas muito distantes podem ser vistas a surgir num brilho dourado-esverdeado que se levanta do planeta.

 

Este vídeo foi o destaque de segunda-feira, 12 de Março, no site Astronomy Picture of the Day, plataforma em que a NASA apresenta diariamente uma fotografia ou um vídeo do universo, incluindo também uma breve explicação que simplifica o que está a ser apresentado. "Descobre o cosmos" é o mote do arquivo, que compila as entradas desde 16 de Junho de 1995. Não é a primeira vez que a NASA aposta neste género de vídeos em timelapse — site que agrega os conteúdos capturados pelos astronautas permite, por exemplo, que cada visitante veja o seu país do espaço. Também disponibiliza vídeos que mostram fenómenos simples, como a transição entre a noite e o dia, a outros que, até a um passado recente, eram verdadeiros enigmas para o ser humano. Resta esperar as cenas dos próximos episódios, em que a EEI continuará a mostrar-nos a nós, meros terrestres, como tudo acontece lá em cima, no infinito vácuo espacial.