Cultura em Expansão está de regresso e este ano é para todas as freguesias do Porto

Música, teatro, poesia, cinema, dança. O programa Cultura em Expansão faz chegar espectáculos gratuitos aos bairros sociais. Mas não só – o objectivo é também levar a cultura a lugares onde é escassa.

Foto
pp paulo pimenta

De Março a Dezembro, a cultura é para toda a gente. O projecto da Câmara Municipal do Porto, CMP, Cultura em Expansão está de regresso com 68 espectáculos gratuitos. Este ano, a iniciativa estende-se a todas as freguesias da cidade.

Para a quinta edição do programa destaca-se a criação de um novo bloco programático, intitulado “Viagens”. Com ele, a cultura estará mais próxima de todos. O objectivo é viajar pelas várias freguesias, “explorando o território e confrontando públicos diferenciados com diferentes linguagens e objectos artísticos”, explicou ontem Guilherme Blanc, adjunto para a Cultura do presidente da CMP, Rui Moreira,  durante a divulgação do programa na Associação de Moradores do Bairro da Pasteleira.

Viagens abrange cinco projectos itinerantes como um cinema insuflável, uma conferência ou até uma galeria portátil. A Viagens juntam-se outros três ciclos programáticos. Fala-me ao Ouvido (música), O Palco É a Cidade” (teatro) e Laboratórios (cinema, circo, literatura e música).

A quinta edição do projecto começa a 24 de Março e prolonga-se até 16 de Dezembro. A sessão de abertura é da responsabilidade do músico António Pinho Vargas, num concerto intimista, no auditório da Junta de Freguesia de Campanhã. Um dos eventos que encerrarão o evento é a estreia de um filme de Leonor Teles, no Rivoli.

Pelos bairros da cidade vai ser possível ouvir-se vozes como B Fachada, no Bairro da Bouça, ou Rui Veloso, na Associação de Moradores da Pasteleira. Na mesma associação, também a orquestra de Jazz no Porto marcará presença, num concerto a 16 de Junho. A companhia de Teatro Circolando vai apresentar Espírito do Lugar 4.0, com o objectivo de descobrir a “cidade que está nas traseiras”. Em 2018, o Brasília (um dos primeiros centros comerciais da Península Ibérica) foi o espaço seleccionado pela companhia. No programa ainda há espaço para as Quintas de Leitura, que depois de uma formação de vários meses culminará numa sessão de leitura de poesia.

Nau! do Teatro Experimental do Porto vai até à Praia do Molhe, na Foz, e pretende antecipar a comemoração dos 500 anos da circum-navegação marítima por Fernão de Magalhães. Pela terceira vez no programa, o projecto Oupa! dedica o ano de 2018 à criação, gravação e edição de um álbum, com a direcção criativa de Capicua. No Coliseu estreia-se o projecto Circo Social. Vinte rapazes e raparigas do Bonfim terão a oportunidade de fazer parte do circo.

O programa para o Cultura em Expansão deste ano é “mais ambicioso, completo e regular”, diz o presidente da câmara. Rui Moreira acredita que este “não é um projecto típico de coesão social”, mas sim um “projecto inclusivo e cultural” que deve “envolver todos os cidadãos”. Para Guilherme Blanc, é uma oportunidade para fazer chegar a cultura aos bairros sociais, mas também aos “locais onde a cultura é escassa”, como a Foz.

O projecto conta com a parceria da Fundação Manuel António da Mota e, segundo Rui Moreira, teve “um investimento de 245 mil euros”, dos quais 30 mil foram suportados pela fundação. Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar