O rapaz “sossegado e divertido” que entrou numa espiral autodestrutiva

Juíza manteve Rúben Semedo preso preventivamente por tentativa de homicídio e outros cinco crimes. Ex-companheiros recordam alguém que “estava sempre bem-disposto” e era “muito brincalhão”

Foto
Rúben Semedo LUSA/MANUEL BRUQUE

Parece uma frase dita num passado longínquo, mas foi há pouco mais de um ano: “É uma decisão que cabe ao seleccionador, mas trabalho todo os dias para alcançar esse objectivo. Qualquer jogador quer jogar pela selecção campeã europeia e gostava de estar presente”, dizia Rúben Semedo, em Setembro de 2016, no início de uma temporada em que viria a ser um dos mais utilizados por Jorge Jesus, e que culminaria com a sua transferência, por 14 milhões de euros, para o Villarreal. Alguns meses depois de ter chegado ao emblema espanhol, Rúben Semedo está preso preventivamente por tentativa de homicídio e outros cinco crimes.

Aos 23 anos (completa 24 no início de Abril), o defesa viu tudo dar para o torto nesta segunda aventura no estrangeiro, depois de ter passado a parte final da época 2014-15 emprestado ao Reus. Esse período de cedência “foi importante para me afastar do ambiente em que estava, para me afastar das más influências e não me deixar consumir por isso”, diria Rúben Semedo, em entrevista ao portal Maisfutebol, em Maio de 2016. Mas, sem regularidade no Villarreal, devido aos consecutivos problemas físicos, Rúben Semedo teve mais notoriedade pelas suas actividades fora dos relvados.

A sua vida nocturna era motivo de preocupação para o clube, mas rapidamente isso passou a ser o menor dos males. Em Janeiro teve de prestar declarações à polícia por ameaças feitas com uma arma de fogo, num clube nocturno, semanas antes. E, agora, foi detido sem fiança por um alegado episódio de violência. Segundo o jornal Las Provincias, a vítima queixa-se de ter sido agredida, roubada e impedida de sair da casa por Rúben Semedo e mais dois homens. O agredido alega que lhe roubaram as chaves de casa, onde entraram para lhe levarem dinheiro e alguns bens, e que foram disparados tiros como ameaça.

“O Rúben foi vítima de uma burla. Aquilo que poderá ter acontecido, na atitude do Rúben, é ter reagido fora do âmbito da lei, daquilo que é legal, se é que aconteceu, mas porque foi vítima de burla”, defendeu o empresário do futebolista, Catió Baldé, citado pela TSF. “Contigo até ao fim do mundo”, escreveu Gelson Martins a acompanhar uma fotografia em que surge ao lado de Rúben Semedo, publicada na rede social Instagram. João Palhinha e Renato Sanches também mostraram a sua solidariedade para com o futebolista.

A situação em que o defesa internacional sub-21 está envolvido apanhou de surpresa quem com ele conviveu numa das melhores fases da carreira. A época 2015-16 tinha começado da melhor maneira: na estreia oficial de Jorge Jesus enquanto treinador do Sporting, os “leões” conquistaram a Supertaça e Rúben Semedo, então com 21 anos, foi suplente utilizado na final realizada no Algarve. Dias depois, era oficializado o empréstimo aos sadinos. Após meia época no Bonfim, o Sporting ordenou o regresso a Alvalade. Despediu-se com um triunfo que, à 19.ª jornada, deixava o V. Setúbal num tranquilo oitavo lugar no campeonato (15 jornadas depois, a equipa de Quim Machado somava apenas mais cinco pontos e terminaria em 15.º).

“Vi a fotografia dele a ser preso. Claro que fico admirado, não achava que fosse uma pessoa assim. Era bastante tranquilo, bastante sossegado, não arranjava problemas com ninguém e era divertido com os colegas. Nunca foi um jogador agressivo ou que se desse mal com os colegas”, disse ao PÚBLICO o guarda-redes Ricardo Nunes, acrescentando: “Fora do grupo não tinha relação muito próxima com ele, mas era um excelente companheiro no grupo, toda a gente gostava dele. Criava empatia com os colegas. Apesar de ser emprestado pelo Sporting, era receptivo a ouvir os colegas e estava sempre pronto para uma brincadeira. Mas era um miúdo, notava-se que tinha de crescer em todos os sentidos.”

“Era um rapaz muito sociável, sempre muito brincalhão. No balneário era calmo, amigo do amigo e sempre pronto para brincadeiras. Para mim isto foi uma surpresa. Sempre o vi como um rapaz calmo, que queria singrar no futebol. Era para isso que ele trabalhava. Era muito trabalhador, nunca teve chatices com ninguém. Nunca entrou em brigas nem nada disso. Estava sempre bem-disposto”, corroborou Vasco Costa, outro elemento dessa equipa do V. Setúbal. A ausência de Rúben Semedo na segunda parte da temporada seria “uma grande perda”, reconheceu Ricardo Nunes. “Era um jogador importante na nossa equipa. Não foi por acaso que o chamaram de volta ao Sporting”, apontou.

E será o que se está a passar uma mancha inapagável no currículo de alguém ainda tão jovem? “Estava numa fase ascendente e isto marca sempre negativamente. Beneficiar não beneficia nada, mas sei que ele tem qualidade. É um jogador que pode ajudar o Villarreal. Mas com estas coisas só vai atrasar o crescimento dele”, respondeu Ricardo Nunes. Vasco Costa acredita num futuro à altura das expectativas: “Vai dar a volta por cima e voltar ainda mais forte, de certeza. Passando a lesão, o Villarreal vai ver que foi dinheiro bem gasto. Vai dar grandes alegrias aos adeptos. E vai chegar à selecção nacional de certeza absoluta. Tem qualidade para isso.”

Sugerir correcção
Comentar