Marta Moreira de Almeida é a nova directora adjunta de Serralves

A historiadora de arte e curadora trabalha no Serviço de Artes Plásticas da Fundação de Serralves desde 1991.

Foto
Marta Moreira de Almeida junta-se à equipa de João Ribas, nomeado director do museu no final de Janeiro dr

A historiadora de arte e curadora Marta Moreira de Almeida  (Porto, 1968), que trabalha no serviço de artes plásticas da Fundação de Serralves desde 1991, foi nomeada esta quinta-feira directora adjunta do museu de arte contemporânea daquela instituição, com responsabilidade pela área de exposições.

Sobre Marta Moreira de Almeida, o novo director do museu, João Ribas, destacou o factor de ter trabalhado directamente com todos os anteriores directores, “o que lhe confere um profundo conhecimento da instituição e da equipa. Destaca-se pelo seu empenho, criatividade, relação com artistas, e pela grande capacidade de concretização de projectos ambiciosos. Vai ser, sem dúvida, um contributo muito relevante no percurso que queremos fazer no futuro do museu.”

Licenciada em História da Arte pela Universidade do Porto, Marta Moreira de Almeida trabalha no Serviço de Artes Plásticas da Fundação de Serralves desde 1991 como curadora, tendo assumido a coordenação deste serviço em 1995. Em 1999, coordenou a produção e montagem da exposição inaugural do Museu de Serralves, Circa 1968. Foi docente da disciplina de Estudos de Composição na Universidade Católica do Porto (1999 e 2000) e docente da cadeira Programação e Organização de Exposições na Pós-Graduação em Arte Contemporânea da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto (2007).

Colaborou na elaboração de diversos projectos arquitectónicos, como responsável pela especialidade de museologia, liderados pelos gabinetes dos arquitectos Isabel Furtado e João Pedro Serôdio, Luís Tavares Pereira, João Mendes Ribeiro/Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes, e concretizou inúmeros projectos curatoriais no campo da arte contemporânea.

Para além da nomeação de Marta Moreira de Almeida, a equipa do Museu de Serralves será em breve reforçada pela contratação de um outro director adjunto/curador sénior, com responsabilidades nas áreas de programação e colecção.

 

Sugerir correcção
Comentar