Quadro São Cosme, de Álvaro Pires de Évora, vai a leilão a 26 de Fevereiro

A pintura é do mesmo autor da Anunciação que o Estado português comprou num leilão da Sotheby’s em Nova Iorque, no início de Fevereiro.

Foto
São Cosme, de Álvaro Pires de Évora dr

São Cosme, obra do pintor português do século XV Álvaro Pires de Évora, vai à praça a 26 de Fevereiro, em Lisboa, pela mão da leiloeira Cabral Moncada, revelou esta sexta-feira à agência Lusa fonte da empresa.

A pintura, uma têmpera com folha de ouro sobre madeira, lote 190 do leilão de 26 e 27 de Fevereiro com uma base de licitação de 35 mil euros (a Cabral Moncada estima que possa chegar aos 52.500 euros), é do mesmo autor da Anunciação que o Estado português comprou num leilão da Sotheby´s, em Nova Iorque, no início de Fevereiro, por 350 mil euros, na sequência de uma recomendação formal do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, onde ficará exposto.

No catálogo do leilão da Cabral Moncada é referido que São Cosme, pintura com 28 por 21,5 centímetros, se encontra “em vias de classificação” e é, por isso, “insusceptível de exportação”. A Direcção-Geral do Património Cultural abriu um processo de classificação da pintura, oficializado em Diário da República a 2 de Fevereiro. Com a abertura do processo de classificação, esta obra fica automaticamente protegida por lei e não pode sair do país ou ser intervencionada sem autorização das autoridades competentes, sendo que o Estado pode exercer o direito de preferência em caso de venda.

Álvaro Pires de Évora, pintor que nasceu em Portugal na primeira metade do século XV, viveu quase toda a sua vida em Itália e a única obra deste artista que se encontrava até agora num museu nacional era a Virgem com o Menino entre S. Bartolomeu e Santo Antão, sob a Anunciação, comprada pelo Estado português em 2001, por 320 mil euros, com recurso ao mecenato da Finagra de José Roquette e da Fundação BPC.

Álvaro Pires de Évora está documentado na região da Toscana, em Itália, entre 1411 e 1434, começando pela sua integração num grupo de pintores florentinos encarregados de pintar a fachada do Palácio del Ceppo, propriedade do mercador e banqueiro Francesco Datini.

De acordo com um texto de Joaquim Oliveira Caetano, historiador de arte e conservador de pintura do MNAA, citado no catálogo do leilão da Cabral Moncada, a biografia deste pintor decorre das pouco mais de 30 pinturas que lhe estão atribuídas, onde se inclui o retábulo da Igreja de Santa Croce de Fossabanda, próxima da cidade italiana de Pisa.

Português de nascimento, Álvaro Pires está, de forma inequívoca, artisticamente enquadrado na pintura italiana do gótico final. Os especialistas desconhecem ainda as razões que o levaram a partir para Itália numa altura em que a pintura apenas despontava em Portugal.

A obra que vai agora a leilão foi autenticada por Frederico Zeri, “um dos maiores especialistas da obra de Pires, e está referenciada no mercado de antiguidades londrino em 1977, altura em que pertencia ao antiquário Rafael Valls”, indica ainda o texto.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários