Reg E. Cathey, actor de The Wire e House of Cards, morre aos 59 anos

Actor norte-americano tinha cancro do pulmão.

Foto
Reg E. Cathey na cerimónia dos Emmys, em 2016 GUS RUELAS/Reuters

O actor Red E. Cathey, conhecido pelo seu trabalho nas séries House of Cards e The Wire, morreu aos 59 anos, na sequência de um cancro dos pulmões, noticiaram os media norte-americanos.

Vencedor de um Emmy em 2015 — pelo seu papel na famosa série da Netflix como Freddy Hayes, o dono de uma churrascaria a que Francis Underwood (Kevin Spacey) gostava de ir e que acaba a trabalhar na Casa Branca —, Red E. Cathey tornou-se notado pelo seu papel na série da HBO The Wire (2002-2008), dedicada ao tráfico de droga em Baltimore, onde fazia de Norman Wilson, personagem que passa da imprensa para a política.

David Simon, o criador de The Wire, descrita como uma das melhores séries de TV de sempre, anunciou a morte do actor na sexta-feira à noite: “Não só era um óptimo e magistral actor – mas simplesmente um dos mais maravilhosos seres humanos com quem partilhei os meus longos dias nas filmagens”, escreveu no Twitter.

Lembrado pela sua voz de barítono, o jornal Guardian recorda uma entrevista que o actor deu em 2016 explicando como a sua carreira tinha descolado depois da eleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos, uma vez que os espectadores podiam aceitar a ideia de um negro bem-falante: “Este novo mercado para o negro que fala bem deve-se todo a Obama. Depois da sua tomada de posse, eu comecei a trabalhar que nem um maluco – contratado pelas mesmas pessoas que antes perguntariam: ‘Sempre falaste desta maneira?’”

Na nova série do criador de The Walking Dead, Outcast, Red E. Cathey não fez audições e aceitou de imediato o papel pensado por Robert Kirkman. Estreada em 2016, Cathey desempenhou durante 20 episódios o papel de um chefe da polícia negro numa cidade maioritariamente branca com exorcismo à mistura, regressando ao ambiente do sul dos Estados Unidos onde nasceu e passou a adolescência, com uma prolongada passagem durante a infância pela Alemanha, onde o pai foi colocado em missão militar.

Red E. Cathey nasceu no Alabama em 1958, em Huntsville, onde regressou para fazer o liceu, tendo estudado teatro na Universidade do Michigan e no Yale School of Drama.

Além da televisão, o actor entrou em filmes como Nascido a 4 de Julho (1989), Se7en (1995), Psicopata Americano (2000), Quarteto Fantástico (2015), mas foi na televisão que se destacou, marcando presença em algumas das mais importantes séries televisivas das últimas décadas. 

Sugerir correcção
Comentar