Previsões para Portugal revistas em alta

Bruxelas estima agora que a economia cresceu 2,7% em 2017 e que irá abrandar para 2,2% este ano. Em Outubro previa crescimentos de 2,6% e 2,1%, respectivamente.

Foto
Pierre Moscovici, comissário europeu para os assuntos económicos e financeiros, com Mário Centeno LUSA/OLIVIER HOSLET

Depois da forte revisão em alta efectuada no passado mês de Outubro, a Comissão Europeia colocou nesta quarta-feira as suas previsões de crescimento para a economia portuguesa num patamar ainda mais elevado. Mesmo assim, a melhoria das projecções para Portugal foi menos forte do que a efectuada para o total da zona euro.

Nas previsões interinas de Inverno agora publicadas (que contêm apenas novas estimativas para o crescimento do PIB e para a inflação), o executivo europeu revela um optimismo reforçado em relação à evolução da economia europeia tanto no ano passado como neste ano e no próximo. Confiança essa que se estende também a Portugal.

A Comissão estima agora que a economia portuguesa tenha registado um crescimento de 2,7% em 2017, quando no passado mês de Outubro tinha passado esta projecção de 1,8% para 2,6%. A última previsão feita pelo Governo é de 2,6%.

Esta revisão de 0,1 pontos percentuais agora realizada estendeu-se também aos anos seguintes. Para o presente ano, Bruxelas aponta para um crescimento de 2,2%, quando antes projectava 2,1%. No que diz respeito a 2019, a previsão passou de 1,8% para 1,9%.

Isto é, a Comissão manteve a expectativa de uma economia portuguesa em abrandamento durante este ano e o próximo, embora a um patamar de crescimento ligeiramente mais elevado.

A revisão em alta das projecções para a economia portuguesa acompanham, pelo menos parcialmente, o aumento do optimismo em relação ao total da economia europeia. Para a zona euro, a Comissão Europeia estima agora que o crescimento de 2017 tenha sido de 2,4%, quando em Outubro se apontava para 2,2%. Também para 2018, a revisão em alta da previsão foi de 0,2 pontos percentuais, o que coloca a zona euro a crescer 2,3%, ligeiramente acima de Portugal. Para 2019, a variação do PIB projectada na zona euro passou de 1,9% para 2%.

A Comissão prevê assim que, depois de ter regressado a um rumo de convergência com o resto da zona euro em 2017, Portugal registe, tanto em 2018 como em 2019, taxas de crescimento ligeiramente inferiores à média dos parceiros da zona euro.

Para a inflação, a Comissão Europeia faz, tanto em Portugal como no total da zona euro, uma ligeira correcção das estimativas. No caso da zona euro, enquanto antes previa uma inflação de 1,4% em 2018, agora antecipa um valor de 1,5%. Para Portugal, a revisão é de 1,5% para 1,6%.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários