Envelhecimento e qualidade da justiça são os principais desafios para 2018

Universidade Católica inquiriu 25 mil pessoas para apurar quais são os princípais desafios para este ano.

Foto
Mais de metade dos inquiridos apontou como principal desafio o envelhecimento da população Paulo Pimenta

O envelhecimento da população e a qualidade da justiça são os principais desafios para Portugal em 2018, segundo os resultados de um inquérito, divulgado nesta segunda-feira, da responsabilidade da Universidade Católica.

De acordo com o inquérito 2018-Desafios para Portugal, 54,5% dos inquiridos refere que o envelhecimento da população é um dos principais desafios, seguido pela qualidade da justiça (54,3%), competitividade (45,7%) e burocracia (39,5%).

Por sua vez, 37% das pessoas que responderam ao inquérito mostram-se preocupadas com a dependência do Estado.

O estudo revela também que questões ligadas à formação e capacitação de quadros (18,8%), igualdade de género (18,8%) e responsabilidade social (13,2%) figuram nos últimos lugares da tabela de desafios propostos.

Em declarações à Lusa, o reitor da Católica Business & Economics, considerou que algumas respostas, "como o envelhecimento da população e a competitividade", já eram esperadas.

"Competitividade em si tem muito a ver com a burocracia. A ineficiência dos nossos tribunais é um grande entrave à competitividade", exemplificou Nuno Fernandes.

Segundo o responsável, os resultados obtidos revelam que "está na altura" das empresas se prepararem para uma nova realidade, a de ter "três gerações a trabalhar em conjunto na mesma empresa".

De modo a trabalhar alguns destes desafios a Católica lançou nesta segunda-feira a iniciativa Knowledge@CatólicaLisbon, que tem como objectivo fazer chegar a investigação produzida à sociedade empresarial.

Para a realização deste estudo, a instituição inquiriu 25 mil pessoas entre os 17 e 71 anos, dos quais, 43% são licenciados, 28% concluíram o secundário, 25% são mestres, 2% doutorados e 2% têm o ensino básico. Entre os inquiridos com ensino superior, verifica-se que a maioria pertence a áreas ligadas a Economia e Gestão.

 

Sugerir correcção
Comentar