Tiroteio entre afegãos e eritreus em Calais provoca dezenas de feridos

Cinco pessoas estão em estado "muito grave". Um segundo confronto entre migrantes das mesmas nacionalidades foi registado a cinco quilómetros do local.

Um segundo confronto foi registado a cinco quilómetros do local
Fotogaleria
Um segundo confronto foi registado a cinco quilómetros do local LUSA/JOHAN BEN AZZOUZ
Ministro da Administração Interna francês diz que a situação foi excepcionalmente grave
Fotogaleria
Ministro da Administração Interna francês diz que a situação foi excepcionalmente grave Reuters/PASCAL ROSSIGNOL
Jovens têm menos de 18 anos
Fotogaleria
Jovens têm menos de 18 anos LUSA/JOHAN BEN AZZOUZ

Pelo menos cinco migrantes foram baleados nas proximidades da "Selva" de Calais, Norte de França, depois de um confronto entre afegãos e eritreus, relata a AFP. De acordo com as autoridades locais, existem pelo menos mais 22 pessoas hospitalizadas, entre as quais estão 13 pessoas feridas devido a golpes com barras de ferro e dois polícias que tentavam controlar o confronto.

O incidente durou quase duas horas e começou ainda nos subúrbios a sul da cidade francesa, onde os migrantes faziam filas para receber alimentos. Ainda não são claros os contornos da situação e o que terá provocado confronto, mas de acordo com a AFP a situação piorou quando um dos envolvidos, de nacionalidade afegã, começou a disparar. O confronto acabou por envolver quase uma centena de eritreus e 30 afegãos.

As vítimas da Eritreia, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, estão em estado crítico num hospital local. Um quinto homem foi levado para o hospital de Lille devido à gravidade dos seus ferimentos.

O ministro da Administração Interna francês, Gerard Collomb, deslocou-se ao local e avaliou a gravidade dos confrontos, que diz terem sido “excepcionalmente graves”. "Houve uma escalada de violência que se tornou insuportável tanto para as pessoas de Calais quanto para os migrantes", considerou Collomb.

A “Selva de Calais” foi alvo de um plano de desmantelamento conduzido pelo Governo francês em 2016, no entanto ainda existem centenas de migrantes, provenientes sobretudo do Afeganistão, do Sudão e da Eritreia, que ali aguardam uma oportunidade para seguir para o Reino Unido. De acordo com os números oficiais das autoridades francesas, o acampamento conta com entre 550 e 600 migrantes, mas as associações de solidariedade locais sobem o número para 800.

Para além do tiroteio, as autoridades registaram um segundo confronto durante a noite desta quinta-feira, a cerca de cinco quilómetros do local da rixa. O segundo conflito obrigou à intervenção das autoridades, que protegeram os migrantes afegãos de serem atingidos por quase duas centenas de eritreus. 

Sugerir correcção
Ler 7 comentários