Sobe para 14 o número de doentes com Legionella

Dois doentes estão internados em unidades de cuidados intensivos. Hospital CUF Descobertas diz que já contactou 760 dos 800 doentes internados durante o período em que poderão ter ocorrido as infecções.

Foto
LUSA/MIGUEL A. LOPES

Subiu para 14 o número de doentes infectados com Legionella resultantes do surto com ligação ao Hospital CUF Descobertas. No último balanço, publicado esta quarta-feira, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) adiantou que nove dos doentes são mulheres e cinco são homens. O hospital privado revelou que já contactou 760 dos 800 doentes internados durante o período em que poderão ter ocorrido as infecções.

"Três destes doentes encontram-se internados em unidades de cuidados intensivos", dizia o comunicado da DGS, às 18 horas, que referia ainda que 12 doentes têm mais de 50 anos. Informação entretanto prestada pelo hospital privado deu conta que a doente que estava internada nos cuidados intensivos daquela unidade teve alta, passando para a enfermaria.

Em comunicado, enviado ao final do dia desta quarta-feira, o Hospital CUF Descobertas adiantou que diagnosticou até ao momento 10 casos de doentes com Legionella, dos quais nove estavam internados. "Os dois novos casos são uma mulher de 53 e um homem de 77 anos, sendo que a primeira, a quem foi diagnosticada a doença numa fase precoce e por não apresentar sinais de gravidade, já teve alta da urgência, estando medicada no domicílio. O segundo doente encontra-se internado, depois de ter sido contactado pelo hospital e aconselhado a dirigir-se ao atendimento permanente, caso apresentasse sintomas", explicou o hospital.

Segundo a CUF Descobertas, os nove doentes que estão ali internados encontram-se estáveis e a evoluir favoravelmente, "sendo que a doente que se encontrava na unidade de cuidados intensivos já deixou a mesma, tendo sido transferida para o internamento geral.

O hospital já contactou 760 dos 800 doentes internados durante o período de 6 a 26 de Janeiro, que é apontado como o período de infecção. "Destes, 728 não apresentavam, à data, sintomas compatíveis com Legionella. Os restantes 32 tinham sintomatologia e foram aconselhados a recorrer ao atendimento permanente. Destes, 25 já se deslocaram ao Hospital CUF Descobertas e todos apresentaram análises negativas a Legionella, à excepção do doente a quem foi hoje diagnosticada a doença e internado", explicou a unidade privada em comunicado.

Já a DGS reafirmou, no seu comunicado, que as “autoridades de saúde, em articulação com o conselho de administração do Hospital Cuf Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mantêm a necessária intervenção junto do hospital para assegurar o diagnóstico da doença e tratamento dos doentes, o reforço da vigilância epidemiológica e ambiental e a aplicação das medidas necessárias para interromper a transmissão”. Medidas que disse já terem sido aplicadas.

O Bloco de Esquerda entregou nesta terça-feira no Parlamento um requerimento a pedir a audição “com carácter de urgência” da directora-geral da Saúde, Graça Freitas, por causa do surto de Legionella no hospital Cuf Descobertas.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários