O carisma das fadas à hora do chá

O edifício que quase passa despercebido numa rua pouco movimentada de São João da Madeira já foi fábrica de calçado, loja de artigos desportivos e escola de ballet. Agora é um salão de chá de décor singular apostado em energias positivas.

Fotogaleria
Joana Gonçalves
Fotogaleria
Joana Gonçalves
Fotogaleria
Joana Gonçalves

Ao passear pela rua, talvez se repare que aquele edifício tem umas linhas engraçadas, mas dificilmente se perceberá que o seu interior acolhe um salão de chá. O nome do estabelecimento também não ajuda: chama-se Espaço Paz e, embora a referência a tranquilidade se venha a revelar ajustada, à primeira audição remete apenas para algo como uma loja de artigos zen sem grandes pretensões de singularidade. Mas ignore-se a insipidez da designação oficial, esqueça-se a fachada tornada inconspícua pela ausência de esplanadas ou grandes néons, avance-se com segurança através da porta modesta e, poucos passos depois, tudo estará explicado.

Como acontecia à Alice após rodar a chave numa fechadura, também aqui há a surpresa de um mundo paralelo: todo o piso superior do edifício é um amplo espaço de pé direito imponente e, sobre o soalho de madeira que ainda há poucos anos acolhia aulas de ballet com 50 bailarinas, distribuem-se hoje seis áreas de estar distintas, que dispensaram o simplismo de paredes e as substituíram por adereços como estantes de livros, biombos de madeira branca suspensos do ar ou baloiços seguros por corda entrançada com flores de tecido.

Os detalhes cuidados abundam e fazem a diferença: mesas restauradas com rendas antigas prensadas sob o tampo de vidro, sofás de couro castanho em torno de uma salamandra, tabuleiros de xadrez e jogos como o Monopólio, uma cadeira de baloiço rodeada por brinquedos, um piano e várias guitarras que podem dedilhar-se, janelas generosas com reposteiros espessos e rendados, uma oliveira ilusoriamente seca em que despontam algumas folhas verdes e muitas de papel branco com mensagens motivacionais. Os autores da fantasia? O músico canadiano Andrew Humphrey e a bailarina portuguesa Ana Luísa Mendonça, que se conheceram em Londres há muitos anos, que por amor se instalaram em São João da Madeira e que por paixão se lançaram agora neste projecto paralelo às suas carreiras principais.

Foto
Joana Gonçalves

Tudo começou quando o espaço em que Ana geria a sua escola de dança se tornou demasiado pequeno para as exigências do ensino especializado e a academia se mudou para o centro artístico-industrial Oliva Creative Factory. Reconhecendo ao edifício anterior uma arquitectura especial e um simbolismo próprio, a bailarina quis mantê-lo na sua posse e começou por transformar-lhe o piso inferior numa clínica de bem-estar, onde hoje estão disponíveis serviços como aconselhamento parental, terapia da fala, acupunctura, massagem ayurvédica ou reiki. “Mas como somos ambos artistas — e ambos sonhadores — estivemos muito tempo a adaptar tudo”, conta Ana. “Foi assim que decidimos usar o piso de entrada como salão de chá, decorando tudo com base num conceito de psicologia assente na ideia de que cada pessoa encerra em si muitas pessoas diferentes, consoante o momento e o contexto.”

O Espaço Paz ajusta-se assim a várias personalidades, mas adopta alguns princípios que são transversais às suas várias facetas: pretende inspirar tranquilidade porque “há que viver um dia de cada vez, uma hora de cada vez”; aposta em alimentação “saudável, mas com sabor”, pelo que a carta da casa inclui propostas vegetarianas, bolos sem glúten e infusões biológicas; incentiva hábitos de vida positivos, pelo que tem à venda mercearia e cosmética biológicas; e incentiva o enriquecimento pessoal com iniciativas pontuais como tertúlias poéticas, palestras de astrologia e workshops de cozinha vegetariana.

“Restaurámos e adaptámos quase todos os móveis porque não queríamos aqui nada que fosse estéril, sem história, sem emoção, e o resto também é sempre pensado para proporcionar um momento feliz a quem nos visitar”, diz Andrew. “A ideia é viver aqui um fairy tale”, completa Ana. “Fazer sentir que estamos mesmo num conto de fadas.” 

Sugerir correcção
Comentar