O Trip DisAdvisor

Afinal de contas, é mesmo necessário consultar de antemão os TripAdvisors, os Yelps e quejandos porque alertam, de facto, para os estabelecimentos que andam a tentar enganar os turistas.

Como acho que temos muito a aprender com Veneza e a maneira como resiste à monocultura turística continuo a seguir o caso da Osteria da Luca que cobrou mil e tal euros por três bifes e uma posta de peixe.

O Gruppo 25 de Aprile contactou os estudantes japoneses que pagaram esse balúrdio e ajudou-os a apresentar queixa. No dia seguinte - veja-se a eficácia - estavam lá polícias e inspectores. Embora não tenham conseguido fechar o restaurante passaram-lhes uma multa de 10 mil euros por violações das normas higiénicas.

Entretanto a associação de proprietários de hotéis de Veneza ofereceu aos 4 japoneses, que estão a estudar em Bolonha, uma estadia de 2 noites em Veneza num hotel de 4 estrelas. Cada estadia vale pelo menos 500 euros pelo que se podem considerar ressarcidos pela emboscada.

Infelizmente só a imprensa veneziana divulgou as acções e os gestos com que Veneza reagiu à má experiência dos japoneses. Assinalem-se a rapidez e a hospitalidade, sem manigâncias ou grandes declarações, demonstradas por agências informais e oficiais, estatais e venezianas.

Outra conclusão inevitável é que, afinal de contas (por assim dizer), é mesmo necessário consultar de antemão os TripAdvisors, os Yelps e quejandos, não para escolher os restaurantes que prestam mas porque alertam, de facto, para os estabelecimentos que andam a tentar enganar os turistas.

Presta-se a confusões (há outra Osteria da Luca em Mestre, vizinha de Veneza, que levou por tabela) mas são fundamentais para nos defendermos.

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