Menino com cabelo congelado reacende debate sobre pobreza

Debate sobre a pobreza na China rural volta às redes sociais após fotografias virais com a hashtag #IceBoy.

Foto
Wang andou 4.5 quilómetros para chegar à escola num dia em que os termómetros indicavam -9ºC Reuters/KIM KYUNG-HOON

Um aluno chinês de oito anos, apelidado de "Ice Boy" (rapaz de gelo, em português) por várias pessoas nas redes sociais, desencadeou uma nova discussão online sobre a pobreza infantil, indica a BBC. As duas fotografias do rapaz, que chegou à escola com as mãos inchadas do frio e com neve no cabelo e nas sobrancelhas, tornaram-se virais na segunda-feira.

Muitos dizem que as imagens do pequeno Wang mostram que não está a ser feito o suficiente para ajudar as crianças provenientes de meios mais carenciados e de famílias rurais na China. A agência estatal China News Service afirma que o menino andou 4,5 quilómetros para chegar à escola — percurso que lhe leva uma hora — em Ludian, na província de Yunnan. No dia em que as fotografias foram tiradas, a temperatura exterior era de -9ºC.

Numa das imagens é possível ver as mãos de Wang sujas e inchadas do frio. As mãos estão em cima do teste que realizou e no qual conseguiu um resultado de 99%. Noutra, vê-se o rapaz com as bochechas vermelhas e inchadas, vestido com um fino casaco e outras crianças a rirem-se.

O professor de Wang tirou as fotografias no dia 8 de Janeiro e enviou para o director da escola e outros colegas, tendo rapidamente chegado aos media locais e posteriormente aos nacionais, até se tornarem virais com a hashtag #IceBoy.

As publicações despertaram várias reacções. “Esta criança sabe que a educação pode mudar o seu destino”, lê-se num comentário. “O seu pequeno rosto gelado e as poucas roupas que veste, é lamentável”, lê-se noutro. Algumas pessoas escreveram comentários enraivecidos com Pequim: “O que está o governo de Yunnan a fazer?”.

Jornalistas do site Pear Video localizaram a casa de Wang e afirmam que o rapaz vive numa casa “feita de argila e tijolos”, e que é uma “criança deixada para trás” – uma das dezenas de milhões de crianças que raramente vêem os pais, que se mudaram para as cidades de forma a sustentá-las.

O pequeno Wang vive com a avó e a irmã. Raramente vê o pai, um trabalhador migrante que retorna a casa cada quatro ou cinco meses. Segundo o menino, a mãe abandonou-os quando era mais novo. A sua história tem gerado um protesto para que mais seja feito para ajudar estas “crianças deixadas para trás”. Algumas empresas locais têm feito doações no seguimento deste caso.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários