Maria de Lurdes Rodrigues é candidata à reitoria do ISCTE

Antiga ministra tem, pelo menos, mais três concorrentes à direcção do Instituto Universitário de Lisboa. Escolha é feita pelo Conselho Geral a 9 de Fevereiro.

Foto
Maria de Lurdes Rodrigues foi ministra da Educação entre 2005 e 2009 Pedro Nunes

A antiga Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues é candidata a Reitora do ISCTE— Instituto Universitário de Lisboa. A professora universitária quer ser a primeira mulher a dirigir aquela instituição de ensino superior, concorrendo a um mandato de cinco anos. Não está, no entanto, sozinha na corrida, em que também entraram Nuno Guimarães, Gustavo Cardoso e um professor estrangeiro.

A candidatura de Maria de Lurdes Rodrigues foi tornada pública pela própria numa publicação na sua página da rede social Facebook, onde sublinha que “nunca o ISCTE-IUL foi presidido por mulheres”, além de, nos últimos 12 anos, não ter tido “nenhuma mulher” como vice-reitora ou Presidente do Conselho Científico, do Conselho de Curadores ou do Conselho Geral. “Procuro pois, também, com esta candidatura, dar uma oportunidade à promoção da igualdade de género", sublinha.

Maria de Lurdes Rodrigues foi Ministra da Educação entre 2005 e 2009, no primeiro Governo liderado por José Sócrates., tendo depois retomado o seu trabalho como professora e investigadora no ISCTE.

A antiga governante não é a única candidata a Reitor da ISCTE. O actual vice-reitor Nuno Guimarães, que é professor catedrático no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação e foi presidente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, também apresentou a sua candidatura na quinta-feira, último dia do prazo legal.

Do mesmo modo, Gustavo Cardoso, professor catedrático no Departamento de Sociologia, também está na corrida, tendo anunciado a intenção também com uma publicação nas redes sociais.

Segundo apurou o PÚBLICO junto de fonte do ISCTE, há, pelo menos, mais uma candidatura, de um professor estrangeiro, cujo nome não foi ainda possível apurar. A Comissão Eleitoral do ISCTE está reunida na manhã desta sexta-feira para analisar as candidaturas recebidas e só ao final do dia deverá emitir um comunicado tornando públicos os nomes de todos os candidatos a reitor.

Depois disso, haverá um período legal para eventuais reclamações. Os candidatos confirmados serão ouvidos pelo Conselho Geral, o órgão máximo da instituição, onde têm assento professores, alunos, funcionários e representantes da sociedade civil. A audição está marcada para o dia 8 de Fevereiro e a eleição acontece no dia seguinte. O novo reitor do ISCTE, que sucede a Luís Reto, terá um mandato de cinco anos. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários