Aveiro Center, um hotel que quer continuar a ser uma casa de família

No ano em que completou 30 anos de existência, a unidade hoteleira do Grupo Alboi sofreu um upgrade, apresentando, agora, uma nova decoração e maior conforto. Mas mantém o serviço de sempre.

Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda

O passar dos anos muda muita coisa — umas vezes para melhor, outras para pior —, e no caso do Hotel Aveiro Center o tempo até nem tem sido um inimigo. No ano em que completou 30 anos, esta unidade hoteleira do Grupo Alboi foi alvo de uma profunda requalificação, ao nível dos quartos e áreas comuns, apresentando uma nova decoração e, também, maior conforto e comodidade. O hotel de sempre ficou mais atractivo e moderno, sem perder essa sua essência de sempre: aqui, os hóspedes devem sentir-se como se fossem convidados da família.

Foi esse o espírito que esteve na génese da abertura da unidade hoteleira, em 1987. “Quando abrimos o hotel, disse à minha mulher: ‘Vai ser a nossa casa, onde recebemos amigos e convidados, com a única diferença de que eles irão pagar por isso’”, conta José Pires dos Santos, o empresário que há 30 anos dava os primeiros passos na área da hotelaria — anos mais tarde, acabaria por abrir outras unidades hoteleiras na cidade aveirense — e que, actualmente, continua a fazer do Hotel Aveiro Center uma casa da família onde recebe “amigos”. E, agora, com ainda melhores condições.

Foto
Adriano Miranda

Situada na Rua da Arrochela, no bairro Albôi, bem no centro da cidade, esta unidade de alojamento de três estrelas conta com 24 quartos nas categorias single, duplo, superior e suíte (juniores e familiares), equipados com ar condicionado e wi-fi. Com uma decoração simples e moderna, os quartos dispõem de áreas bem generosas (duplos com cerca de 20 metros quadrados e suítes com cerca de 30 metros quadrados) e uma dose de conforto q.b. A Fugas ficou alojada numa suíte junior, virada para o pátio interior — não obstante a rua onde o hotel se encontra situado ter uma circulação automóvel praticamente residual, a gerência garante-nos que nos quartos virados para as traseiras o silêncio é imperturbável. E a experiência acabou por o confirmar, de tal forma que parece difícil acreditar que estamos em pleno centro da cidade, a meia dúzia de passos do canal Central da Ria e das principais atracções locais.

A requalificação a que o Aveiro Center foi, recentemente, sujeito deu, também, um toque de modernidade e funcionalidade às áreas comuns, mais concretamente à zona da recepção e lobby, bem como ao bar e sala de pequenos-almoços, que ganharam mais espaço e, simultaneamente, mais luz. A tónica da decoração mantém a aposta na simplicidade e contemporaneidade, com alguns apontamentos de Arte Nova — é preciso não esquecer que Aveiro é considerada a capital portuguesa desta corrente arquitectónica —, nomeadamente no design das cadeiras da sala de pequenos-almoços e do pátio exterior (uma área que pode ser especialmente apetecível nos meses de Primavera e Verão). Após esta renovação, o hotel passou a ficar dotado de uma sala para reuniões e pequenos eventos — a zona de bar e de pequenos-almoços tem capacidade para ser adaptada e está, agora, equipada com duas telas de projecção de imagem.

E por falar em pequenos-almoços, fica esse registo: é, também, no que toca ao serviço da primeira refeição do dia que esta unidade hoteleira tenta fazer com que os seus hóspedes se sintam como convidados e não como clientes. A grande variedade de fruta fresca, pão acabado de fazer, iogurtes para todos os gostos e preferências, cai bem logo pela manhã e é capaz de rivalizar com outros hotéis de categorias superiores. 

Um bairro central e atractivo

Outra das grandes mais-valias deste pequeno hotel reside na sua localização mais do que privilegiada. Gostos não se discutem — é um facto —, mas será difícil encontrar alguém que contrarie a tese de que o Alboi, além de ser um dos mais tradicionais, é um dos bairros mais bonitos da cidade de Aveiro. É ladeado por dois canais da ria, ainda preserva algumas casas térreas revestidas a azulejo, dispõe de equipamentos de lazer e alberga equipamentos como a Fábrica – Centro de Ciência Viva de Aveiro ou a mais antiga orquestra da cidade (a Banda Amizade). Mais: é também no Alboi que se encontra situado um dos jardins que compõem o parque da cidade, uma extensa zona verde e de lazer que ainda passa ao lado a muitos visitantes e turistas e que tem epicentro no Parque Infante D. Pedro (com o seu belo coreto de Arte Nova, a Casa de Chá, painéis de azulejos e lagos e fontes). Sem esquecer a proximidade da Universidade de Aveiro e do seu campus, que é uma referência em termos exemplares de arquitectura contemporânea (vale a pena cumprir um roteiro pelos edifícios projectados por, entre outros, Álvaro Siza Vieira, Alcino Soutinho, Eduardo Souto de Moura, Gonçalo Byrne e Manuel Aires Mateus, vencedor deste ano do Prémio Pessoa).

O Alboi é, inquestionavelmente, um bairro atractivo e tranquilo, que conquistou, por completo, a gerência do Hotel Aveiro Center. Prova disso é o facto de as outras duas unidades hoteleiras desta empresa familiar — Hotel das Salinas e Alojamento Local do Alboi — estarem situadas no mesmo bairro. Hoje em dia, ninguém diria que este foi um enamoramento que começou por mero acaso. José Pires dos Santos estava apenas à procura de um imóvel para investir, na altura com o objectivo de construir uma residência para estudantes da universidade. O projecto foi sendo trabalhado, aprimorado e acabou por vir a resultar, inicialmente, numa residencial de quatro estrelas — só bem mais tarde passou a hotel.

Três dezenas de anos de história, que a família detentora do Grupo Alboi fez questão de não apagar na recente renovação do Hotel Aveiro Center, mantendo alguns dos elementos decorativos da unidade de alojamento anterior. É o caso das dezenas de quadros com fotografias antigas, a preto e branco — e que mostram uma cidade de Aveiro de outras décadas mais longínquas — que decoram, agora, as paredes dos corredores que dão acesso aos quartos (anteriormente, estavam plasmadas nos quartos); e, também, do grande candeeiro que se encontra instalado junto ao balcão da recepção. Afinal de contas, estes elementos decorativos ajudam a contar a história do hotel e do próprio grupo, e são testemunhos dessa forma de receber os hóspedes como se fossem amigos.

A Fugas esteve alojada a convite do Hotel Aveiro Center

Sugerir correcção
Comentar