Ahed Tamimi, a face mais nova da resistência palestiniana

A família Tamimi é uma “velha conhecida” na luta contra a ocupação israelita. A filha Ahed, de 17 anos, tem sido manchete e protagonista de imagens virais em defesa da Palestina e foi agora detida

Foto
Ahed Tamimi foi detida esta semana DR

Ahed Tamimi. Odiada pelos defensores de Israel por ser uma voz extremada da posição palestiniana. Adorada na Palestina pela coragem e luta contra o domínio das forças israelitas. Já ameaçou militares israelitas nos recorrentes protestos na sua vila, Nabi Saleh, já lhes berrou, já lhes bateu. Até já mordeu a mão de um soldado num momento recortado em fotografia. Tem 17 anos. Na terça-feira, a polícia israelita entrou em sua casa e prendeu-a.

O último momento que a devolveu às manchetes é um "confronto" com os militares, no mesmo dia em que o primo Mohammed, de 14 anos, foi atingido na cara por uma bala de borracha disparada pelos israelitas. O vídeo, publicado online na passada sexta-feira, mostra a rapariga a gritar e a esbofetear um soldado.

A reacção israelita não se fez esperar. Na madrugada de terça-feira, por volta das 3h, agentes isralietas entraram na casa da família e, de acordo com o relato do pai, entre agressões, levaram a filha para uma detenção de dez dias. À Al Jazeera, Bassem disse que a acção envolveu pelo menos 30 militares. Levaram telemóveis, computadores fixos e portáteis. A mãe de Ahed, Nariman Tamimi, acabaria por também ser presa mais tarde, quando se deslocou à esquadra para acompanhar a filha durante o interrogatório, algo a que a menor tem direito. Agora, estão as duas detidas.

Em reacção ao vídeo em que se vê Ahed e outra mulher a bater no militar, o Ministro da Educação israelita, em declarações à Army Radio, mostrou-se intransigente. Para Naftali Bennett, que considera a Palestina "um estado falso", as duas "deveriam acabar as suas vidas na prisão". Os israelitas consideram que os soldados tiveram um comportamento profissional, já que não responderam à "provocação".

Bassem Tamimi, por seu turno, fala de uma deturpação dos factos, referindo que, antes de o vídeo começar a ser filmado, os soldados tinham invadido os pátios das casas, partindo vidros e atirando granadas de gás. "Estou tão zangado, mas não posso fazer nada. Isto é ocupação", disse o patriarca à Al Jazeera. "Eles querem que os palestinianos sofram."

A família Tamimi não é estranha a estas detenções, nem aos confrontos com os israelitas, sendo conhecidos por se insurgirem contra a ocupação. O pai, Bassem, já foi detido várias vezes pela polícia e chegou a ser nomeado “prisioneiro de consciência” pela Amnistia Internacional. Já Ahed ainda tinha apenas 13 anos quando ganhou o Prémio de Coragem Hanzala por confrontar os soldados israelitas que prendiam o irmão. Desde aí que tem sido a protagonista de manchetes e vídeos que documentam a violência contra o povo palestiniano e a resistência às forças israelitas nos protestos de Nabi Saleh, no território ocupado da Cisjordânia.

Os dados mostram que centenas de crianças palestinianas são presas diariamente. O Prisoners and Freed Prisoners Commitee avança que só este ano — e até ao início de Novembro —, 483 crianças palestinianas foram presas pelas forças israelitas. Até Agosto, o B’Tselem, organização em prol dos direitos humanos nos territórios ocupados, contava 331 menores detidos ou presos. Por outro lado, a Adameer (associação que se dedica aos direitos humanos e ao apoio dos presos palestinianos) dava conta de 311 crianças que se encontravam detidas ou presas no mês passado.

Sugerir correcção
Comentar