Moradores de Bristol usam picos de metal em árvores para enxotar aves e evitar dejectos

Residentes queixam-se da sujidade criada pelos pássaros naquela zona e dos efeitos nefastos que ela tem nos seus automóveis.

Foto
Excrementos de pássaros nos carros causaram grande indignação junto dos moradores de Bristol Virgilio Rodrigues

As árvores de um bairro de Bristol, Inglaterra, têm agora picos de ferro fixados nos ramos. O objectivo é tentar evitar que os carros estacionados dos moradores sejam atingidos pelos dejectos das aves que nela pousam. Uma medida controversa, aparentemente levada a cabo pelos próprios beneficiários, os moradores e donos dos automóveis, que está a gerar contestação pelo facto de privar os pássaros do seu habitat natural. 

Para os residentes, "os picos servem apenas para proteger os carros", disse uma moradora ao Guardian, que não se quis identificar. "Há um grande problema com excrementos de pássaros por aqui. Eles podem realmente criar muita sujidade nos carros, e por algum motivo os pássaros parecem reunir-se à volta desta área". Os residentes já tentaram várias vezes afastar as aves daquela zona, mas até agora sem resultado. "Tentámos outros métodos para assustar os pássaros. Acho que tínhamos uma ave de rapina de madeira nos galhos, mas isso não parecia fazer nada", disse.  

Os picos são já um método recorrente e usado para manter os pombos longe dos edifícios, mas desta vez o seu uso gerou alguma contestação e dividiu opiniões. Paula O'Rourke, conselheira local do Partido Verde, disse estar "ciente de que o proprietário pode estar legalmente no seu direito de fazer isso às árvores, uma vez que elas parecem estar em propriedade privada", mas acrescentou que, independentemente de ser permitido ou não, "parece horrível e é uma pena ver as árvores serem literalmente tornadas inabitáveis para os pássaros, só para proteger os carros", afirmou a conselheira ao Guardian

As autoridades de Bristol, que estão a par da situação, entendem que as árvores em questão, sendo propriedade privada, não estão sujeitas a uma ordem de protecção de árvores, nem o executivo municipal nem os demais responsáveis locais podem intervir nesta matéria. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários