PÚBLICO vence prémio do Alto Comissariado para as Migrações

Joana Gorjão Henriques distinguida na categoria de imprensa escrita do Prémio de Comunicação Pela Diversidade Cultural da ACM, atribuído a trabalhos jornalísticos que tenham “um contributo relevante para a promoção da diversidade cultural". Catarina Gomes recebe menção honrosa.

Foto
Reportagem de Joana Gorjão Henriques centrava-se nos imigrantes que chegaram a Portugal depois de 1981 Miguel Manso

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) português premiou a jornalista do PÚBLICO Joana Gorjão Henriques pelo trabalho intitulado “A geração de ‘portugueses imigrantes’ a viver em Portugal”, publicado em Novembro do ano passado. Além disso, foi atribuída uma menção honrosa à reportagem de Catarina Gomes "500 anos depois, os Habib andam à procura de casa em Portugal".

O Prémio de Comunicação Pela Diversidade Cultural da ACM, que vai na sua terceira edição, premeia trabalhos dos meios de comunicação social que tenham “um contributo relevante para a promoção da diversidade cultural, o combate à descriminação em função da nacionalidade, etnia, religião ou situação documental e, em particular, para a integração das comunidades migrantes e ciganas presentes em Portugal”.

Joana Gorjão Henriques foi premiada na categoria de imprensa escrita. As outras categorias são: diversidade cultural, rádio, televisão, fotojornalismo, órgãos de comunicação regionais e locais, jovem e diversidade de guiões.

A reportagem agora galardoada centrava-se nos imigrantes em Portugal depois de 1981, “quando a lei deixou de atribuir nacionalidade automática”. “Fizeram escola com bilhete de identidade azul, mas a maioria nem sequer foi ao país que oficialmente lhes dá a nacionalidade. É a geração de afrodescendentes que nasceu em Portugal mas se sente ‘portuguesa imigrante’”.

O artigo de Catarina Gomes que recebeu uma menção honrosa, publicada em Janeiro deste ano, fala sobre os descendentes dos judeus obrigados a sair da Turquia no século XV, nomeadamente da família Habib, de Istambul.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários