Hugo Soares, líder da bancada do PSD, declara apoio a Santana Lopes

O chefe da bancada laranja ainda não tinha revelado em quem vai votar na corrida à sucessão de Pedro Passos Coelho.

Foto
Daniel Rocha

O sábado de Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, foi em cheio. Começou com Marcelo Rebelo de Sousa, na inauguração do presépio ao vivo de Priscos, de manhã ("parece que vem o Papa", descreve), e terminou já noite cerrada, em Braga, ao lado de Pedro Santana Lopes, num encontro com militantes da distrital que [Hugo] também lídera.

"Foi um dia em que estive com o Presidente da República, com o futuro Presidente da República - porque acredito que ele vai recandidatar-se e ganhar - e com o futuro primeiro-ministro", disse Hugo Soares ao PÚBLICO, horas antes de manifestar publicamente o apoio a Santana.

"Não tenho dúvidas de que a seguir à eleição do PSD, qualquer que seja vencedor ele estará mais bem preparado e será mais responsável do que o actual primeiro-ministro. O PSD pode orgulhar-se de ter dois excelentes candidatos. Mas na vida temos de fazer opções e eu não ficava bem com a minha consciência se não dissesse em quem votarei", assume Hugo Soares, para concluir: "Apoio o dr. Pedro Santana Lopes".

Um dos motivos invocados pelo líder da bancada do PSD para não ficar em silêncio é o facto de Santana "ter deixado a sua cómoda posição de senador" para se voltar a dedicar ao partido. Mais que isso, Hugo Soares não diz. "Não vou fazer aquilo que muitos querem que faça, que para depois explorarem as diferenças entre os candidatos. Limito-me a dizer em quem voto, desde logo pelas responsabilidades acrescidas que tenho depois do dia 14 de Janeiro".

Sobre se este apoio tem implicações na disponibilidade antes manifestada para trabalhar com qualquer dos líderes eleitos, Hugo Soares entende que o Parlamento é também uma extensão da estratégia que o partido sufraga, mas acrescenta: "Ganhe quem ganhar, seja o candidato que apoio, o dr. Pedro Santana Lopes, seja o dr. Rui Rio, terei uma conversa com ele no sentido de perceber o que pretende da liderança do grupo parlamentar".

Sugerir correcção
Ler 8 comentários