Iraque anuncia fim da guerra ao Daesh

Os últimos focos de resistência situavam-se junto à fronteira com a Síria

Foto
Haider al-Abadi ETIENNE LAURENT/EPA

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou este sábado que foram derrotadas as últimas bolsas do Daesh no país, três anos e meio depois de o grupo radical islâmico e jihadista ter conquistado um terço do território do Iraque.

Os últimos focos de resistência situavam-se junto à fronteira com a Síria, disse Abadi em Bagdad.

Na rede social Twitter, o governo anunciou: "O comandante-em chefe @HaiderAlAbadi anunciou que as forças armadas assumiram o controlo do deserto ocidental e de toda a fronteira com a Síria, e diz que isto marca o fim da guerra contra os terroristas do Daesh que foram completamente derrotados e expulsos do Iraque".

Noutro tweet, Abadi festejou: "Derrotámos  Daesh com a unidade e sacrifício da nação. Vida longa ao Iraque e ao seu povo".

Ainda no Twitter, a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos que apoia as forças iraquianas felicitou o Iraque.

No mês passado as forças iraquianas reconquistaram Rawa, que era a última cidade sob o domínio dos jihadistas, junto à fronteira síria. Raqqa, a cidade síria que foi a capital do "califado" que o grupo radical auto-proclamou no território que conquistou na Síria e Iraque, caiu em Setembro, dois meses depois de as forças iraquianas terem expulso os jihadistas de Mossul, a maior cidade que esteve sob o seu controlo.

Mas as forças que combatem o Daesh alertam que, agora, se deve esperar uma guerra de guerrilha em algumas zonas. O grupo tem realizado atentados na região e na Europa.

O líder do grupo, Abu Bakr al-Baghdadi, divulgou uma gravação áudio no dia 28 de Setembro para demonstrar que estava vivo e para incitar os seguidores a continuarem a lutar. Baghdadi poderá estar escondido no deserto da região fronteiriça.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários