Basileia e AS Roma furam domínio dos favoritos

O Manchester United de Mourinho teve a longa invencibilidade em Old Trafford em risco, mas deu a volta ao CSKA Moscovo

Foto
LUSA/ANGELO CARCONI

Fechadas as contas nos primeiros quatro grupos da Liga dos Campeões, apenas Basileia e AS Roma furaram o favoritismo das equipas que no sorteio realizado em Agosto fizeram parte dos Potes 1 e 2. Na última jornada dos grupos A, B, C e D, o Atlético de Madrid ainda sonhou com a qualificação para os oitavos-de-final quando Saul Niguez marcou em Stamford Bridge, mas os colchoneros deixaram-se empatar e a AS Roma não tropeçou frente ao Qarabag. O Manchester United de José Mourinho chegou a ter a longa invencibilidade em Old Trafford em risco, mas deu a volta ao CSKA.

No Grupo A, no final dos primeiros 45 minutos estava a confusão instalada. Com o Basileia a ganhar em Lisboa e o CSKA a vencer em Manchester (golo de Dzagoev, aos 45’) as três equipas repartiam o primeiro lugar com 12 pontos e o apuramento ficava preso pela diferença de golos entre o trio, mas no segundo tempo o United deu a volta aos russos em dois minutos (Lukaku, 64’; Rashford, 66’) e garantiu o estatuto de cabeça de série para o sorteio dos “oitavos”.

Com o apuramento já garantido, Bayern e PSG defrontaram-se em Munique e apesar da vitória dos bávaros, a equipa de Paris segurou o primeiro lugar. Os alemães chegaram ao intervalo a vencer por 2-0, mas cinco minutos após o reatamento, Mbappe reduziu. O francês Tolisso ainda bisou a cerca de vinte minutos do fim, mas apesar de as duas equipas terem terminado empatadas com 15 pontos, a vitória do vice-campeão francês por 3-0 no Parque dos Príncipes garantiu a liderança aos parisienses. Na luta pela Liga Europa, também foi necessário recorrer ao confronto directo. Sem pontos nas jornadas anteriores, o Anderlecht foi a Glasgow vencer por 1-0, mas o triunfo do Celtic na Bélgica por 3-0 mantém os escoceses nas provas europeias.

A precisar de ganhar em Londres e de um deslize da AS Roma, o Atlético esteve 19 minutos a ganhar, mas o empate dos madrilenos (1-1) apenas beneficiou os italianos: a equipa de Di Francesco será cabeça de série. 

Finalmente, no Grupo D, a ilusão do Sporting começou a desaparecer cedo. Após vencer no fim-de-semana em Nápoles, a Juventus não fraquejou no Pireu e colocou-se cedo em vantagem contra o Olympiacos: Quadrado marcou aos 15’. Em cima do minuto 90, Bernardeschi fez o 2-0 e carimbou de vez a continuidade da “vecchia signora” na Liga dos Campeões.

Sugerir correcção
Comentar