Castelo iluminado com 12 metros de altura é uma das novidades do Natal em Viseu

Inspirada num castelo alemão, esta estrutura foi estreada em França, na cidade de Nice.

guilherme marques
Foto
guilherme marques

O "Castelo da Fantasia", uma instalação iluminada com 12 metros de altura que está pela primeira vez em Portugal, é uma das novidades da programação de Natal promovida pela Câmara de Viseu, que foi apresentada nesta quinta-feira.

O presidente da Câmara, Almeida Henriques, mostrou-se convencido de que o castelo, que ficará instalado no Rossio, "vai fazer as delícias da pequenada" e ser utilizado pelos adultos para fazer fotografias que invadirão as redes sociais.

Inspirada num castelo alemão, esta estrutura foi estreada em França, na cidade de Nice.

A programação do "Viseu Natal", que tem um orçamento global de cerca de 250 mil euros, vai animar a cidade entre os dias 01 de Dezembro e 07 de Janeiro. A iluminação, que será ligada esta sexta-feira à noite, custou 75 mil euros.

Segundo o vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado, o projecto de iluminação integra 540 mil luzes e 340 peças, que vão decorar 26 ruas, praças, jardins e edifícios da cidade, naquele que será "o Natal mais luminoso dos últimos cinco anos".

Jorge Sobrado disse também que "33 igrejas do concelho terão, pela primeira vez, uma grande estrutura de luz que sinalizará o Natal nas freguesias".

Durante 38 dias, o "Viseu Natal" propõe "mais de cem espectáculos de música e teatro, 25 animações de rua, 14 exposições, mercados, galas e concertos", a realizar em mais de 50 espaços do concelho, referiu Almeida Henriques.

"Mas, muito além dos números, um conjunto de estrelas especiais brilharão em Viseu nesta quadra", frisou.

O autarca exemplificou com a "grande exposição didáctica" intitulada "Gigantes da Idade do gelo", no pavilhão multiusos, que promete aos visitantes uma viagem no tempo.

A exposição estará em Viseu a partir de 08 de Dezembro, depois de ter sido vista em Lisboa e no Porto.

No que respeita ao cartaz musical, Jorge Sobrado destacou os concertos de Luísa Sobral (dia 16, no Rossio) e de Carlos Peninha (dia 21, no Teatro Viriato), e a iniciativa "Cantando o Natal", que se realizará nas 25 freguesias.

No Mercado 2 de Maio, estarão também 36 operadores económicos, onde será possível comprar prendas de natal e provar os sabores da época.

A autarquia prevê que mais de 15 mil crianças usufruam das 300 actividades que lhes preparou para vários espaços, um dos quais a "Casinha dos Sonhos", no piso superior do Mercado 2 de Maio.

A programação da passagem de ano será anunciada apenas em Dezembro mas Almeida Henriques avançou que o espectáculo habitualmente realizado no centro histórico de Viseu será transferido para o recinto da Feira de S. Mateus, atendendo aos milhares de pessoas que habitualmente se concentram para as festividades, o que levantava problemas de segurança.

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações