Presidente das Filipinas confessa ter esfaqueado uma pessoa até à morte

Rodrigo Duterte encontra-se na cidade vietnamita Da Nang para a cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC).

Foto
Os comentários do líder surgem dias antes da cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) Reuters/POOL

Rodrigo Duterte, Presidente das Filipinas, disse ter esfaqueado uma pessoa até à morte quando era adolescente. A afirmação fez parte do seu discurso de promoção da guerra às drogas antes de uma cimeira com líderes mundiais em Manila, avança o The Guardian.

“Quando era adolescente, entrava e saía da prisão”, afirmou Duterte que se encontra na cidade de Da Nang, Vietnam, para a cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC).

O Presidente ameaçou também dar uma bofetada a Agnes Callamard, uma relatora das Nações Unidas, que tem sido uma conhecida crítica da guerra às drogas nas Filipinas. “Dou-lhe uma bofetada à vossa frente. Porquê? Porque me estão a insultar”, disse num discurso para uma comunidade filipina no Vietnam esta quinta-feira, cita o The Guardian.

Rodrigo Duterte iniciou o ano passado uma guerra às drogas, comparando-a ao Holocausto e afirmando que “existem três milhões de toxicodependentes [nas Filipinas]” e que “ficaria feliz em massacrá-los”.

Assessores do Presidente já disseram, várias vezes, à imprensa para não acreditarem em tudo o que Duterte diz, argumentando que muitas vezes são piadas ou “hipérboles”, lê-se no The Guardian. Os comentários do líder surgem dias antes da cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) que contará com a presença de Donald Trump, bem como de outros líderes mundiais.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários