A sedutora Coreia inter-geracional

Dancing Grandmothers é inegavelmente uma obra contagiante.

Fotogaleria
Dancing Grandmothers Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta

Imagens de um road-movie em silêncio com paisagens rurais percorre o fundo de Dancing Grandmothers, enquanto o público se instala. Ainda em silêncio, mas já com uma tela branca de fundo, Eun-Me Ahn, a coreógrafa coreana dita rebelde, de cabelo rapado (quando as mulheres coreanas são culturalmente incentivadas a manter os cabelos longos), e vestida em coloridos trajes tradicionais coreanos faz uma entrada subtil desenhando no espaço delicados e lentos movimentos, reminiscentes de uma fusão entre as danças tradicionais coreanas e o Butoh. Após este breve e gracioso início segue-se um quadro cénico contrastante que constitui a primeira parte da peça: música electrónica, desenho de luz pop, figurinos coloridos, com padrões diversificados, renovados à medida que os nove bailarinos entram e saem em palco em movimento contínuo, com gestos simples e fluídos, no que se assemelha ser uma abstracção da dança tradicional coreana ou, pelo que observaremos depois, a incorporação pelos intérpretes do movimento dançado de mulheres idosas coreanas.

Segue-se a projecção em vídeo de um documentário que retrata essas senhoras com idades entre os sessenta e noventa anos, no seu quotidiano de trabalho da Coreia rural, e que reagem a músicas da sua juventude dançando com uma espontaneidade que seduz a audiência. No momento seguinte, um novo contraste: os intérpretes dançam uma fusão de pop, street-dance e movimentos coreográficos que se inscrevem nos género de boys e girls band, tão presente na chamada Korean Wave, a K-Pop popularizada em fenómenos como o do vídeo Gangnam style (2012).

Finalmente, dez avós coreanas entram em palco, dançando sozinhas ou com os restantes bailarinos, e a peça termina num animado momento de dança colectiva ao som de música pop, com as luzes e as bolas de espelho a darem o mote para um clubbing inter-geracional coreano. O momento apoteótico dá-se quando Eun-Me Ahn regressa ao palco e convida o público a juntar-se aos bailarinos para a grande festa colectiva, desafio acolhido com entusiasmo!

Dancing Grandmothers é a primeira obra de um trilogia que se completou com Dancing Middle-Aged Man e Dancing Teen Teen, através da qual a Eun-Me Ahn tenta elaborar um retrato épico da sociedade coreana em diversas gerações e contextos, um storytelling coreográfico partindo do reservatório corporal e performativo.

O desejo quase antropológico de documentar uma certa “autenticidade” da memória corporal em Dancing Grandmothers levou Eun-Me Ahn a uma road-trip em bicicleta pelas áreas rurais do seu país, desafiando as mulheres de uma Coreia pré-guerra e pré-globalização a dançarem ao som das músicas da sua época.

Contudo, Eun-Me Ahn serve-se de instrumentos tão sedutores quanto problemáticos para desenhar uma peça com uma dramaturgia simplista mas inteligentemente cativante para a grande audiência: recorre à sequência de cenas contrastantes e dinâmicas com traços coreográficos que combinam a cultura tradicional com o registo pop e electrónico. Explora, por um lado, a alteridade da sua cultura, e por outro, certas noções universalistas da natureza humana e de empatia, seja na projecção de imagens da dança das avós, seja através das performances pop, de fácil identificação para uma audiência ocidental. As imagens documentais surgem como registos de autenticidade e são recebidas ora com um certo romanticismo - o outro como exótico, lugar de uma genuinidade em desaparecimento - ora com reações de paródia - o outro como entretenimento.

Se na primeira parte os bailarinos propõem um exercício coreográfico intrigante, na abstração dos movimentos das senhoras idosas e pelo desencontro entre aqueles corpos e aqueles gestos, os momentos seguintes recorrem a uma literalidade representativa, seduzindo pela espectacularização e apelo emocional.

Entre Eun-Me Ahn e Pina Bausch é possível resgatar aproximações metodológicas na prospecção de gestos e figuras do quotidiano que depois são trazidas para palco. Contudo, se Bausch promovia uma desconstrução e reflexão sociológica através da sua dança teatral, Eun-Me Ahn recorre à montagem de momentos coreográficos ilustrativos e representativos sem uma elaboração mais complexa.

Ainda assim, Dancing Grandmothers é inegavelmente uma obra contagiante e mobilizadora de um público heterogéneo em torno de ritmos e cores esfuziantes, coreografias que nos lembram os vídeos hilariantes da K-Pop, e que combinadas com o exotismo das avós coreanas se converte num surpreendente fenómeno de encontro e entretenimento.

Sugerir correcção
Comentar