Uma capela sem religião governada pelo silêncio

No norte de Itália, as diferentes religiões podem conviver num mesmo espaço. Um grupo de arquitectos construiu no meio da floresta a Capela do Silêncio, dedicada à reflexão e à ligação à natureza.

O espaço é escuro e silencioso. À volta, a floresta esconde uma capela, vestida de negro, construída com o intuito de servir a todos. Abraça todas as religiões e não fecha as portas a ninguém, mas só está ao alcance de quem se atrever a fazer uma longa caminhada por Botticino, na província italiana de Brescia, até chegar ao topo do vale que abraça esta Capela do Silêncio, inaugurada este ano.

O grupo de arquitectos STUDIO associates  engendrou o plano: um local calmo, com a natureza como pano de fundo e uma função purificadora. Uma resposta à vontade da comunidade local de ter um sítio que congregasse diferentes confissões religiosas. “[A capela] está destinada a ser um local de adoração, silêncio e reza, disponível para todos”, acrescenta o Archdaily.

Foto
STUDIO associates

Nada foi deixado ao acaso. O percurso até ao topo é simples, apesar de não parecer fácil. O caminho é feito ao longo da encosta vinhateira, complementando a intenção de reflexão e introspecção que acompanha todo o projecto. Chegado ao destino, o visitante vislumbra uma construção negra a surgir entre a floresta. O primeiro passo descobre a capela suspensa num monolítico de mármore de Botticino, escavado no próprio vale. Ao lado, está um tronco de madeira esculpido para armazenar água. 

Foto
STUDIO associates

Agora sim, ao entrar desvenda-se o negro da capela com as almofadas — também elas negras — como único elemento decorativo. Lá dentro está um espaço silencioso e escuro, mas com janelas que comunicam com a floresta ao redor. A luz é regulada pelo próprio utilizador. O pequeno espaço, “desenhado para ser interpretado livremente pelo ‘crente’", foi construído precisamente para criar um momento único para quem visita esta “casa na floresta”.

Foto
STUDIO associates

Esta não é a primeira obra deste grupo de arquitectos que visa fortalecer a relação entre os humanos e a natureza. No norte da Sardenha, o STUDIO construiu, em 2016, a Capela das Rochas, um espaço também ele espiritual e introspectivo instalado numa paisagem rochosa.

Foto
STUDIO associates
Sugerir correcção
Comentar