Três golos de Icardi dão vitória no derby e vice-liderança ao Inter

Argentino brilhou no duelo entre os emblemas de Milão, que dois anos depois da última ocasião terminou com triunfo dos nerazzurri. Valência goleou Betis e subiu ao segundo lugar da Liga espanhola

Foto
Icardi foi o herói da partida Alessandro Garofalo/Reuters

A 219.ª edição do derby de Milão terminou com triunfo do Inter, emblema que há três encontros não comemorava uma vitória sobre o rival Milan. O duelo entre nerazzurri e rossoneri teve como protagonista o argentino Icardi, autor dos três golos que colocaram a equipa orientada por Luciano Spalletti na segunda posição da Liga italiana, a dois pontos do líder Nápoles. Foi o triunfo no relvado depois do triunfo na bilheteira: antes do jogo, o Inter tinha anunciado que a lotação em San Siro estava esgotada, garantindo um encaixe financeiro de 4,8 milhões de euros, “recorde absoluto no futebol italiano”.

Num encontro entre dois treinadores que coincidiram na Roma – Vincenzo Montella ainda jogava e Luciano Spalletti era o técnico – a primeira parte foi dominada pelo Inter. O primeiro sinal pertenceu a Candreva, que acertou na trave (13’). Aos 28’ o mesmo jogador fez o passe que permitiu a Icardi inaugurar o marcador: em excelente posição, o argentino só teve de empurrar. Os nerazzurri continuaram a ser melhores, mas nem Perisic, nem Icardi, nem Vecino conseguiram concretizar.

Já só perto do intervalo o Milan (que teve André Silva em campo os 90’) deu sinal de vida: Kessié acelerou, entregou a Borini cujo remate foi travado por Handanovic. Na recarga, o mesmo jogador atirou ao lado.

A equipa de Montella estava obrigada a fazer muito melhor, e no início do segundo tempo mostrou outra face. André Silva rematou ao poste logo aos 49’, depois Borini obrigou Handanovic a aplicar-se para impedir o empate, e Cutrone errou o alvo por pouco. Mas aos 56’ nada impediu o 1-1, por Suso: o espanhol desferiu um remate colocado, à entrada da área, fora do alcance de Handanovic.

O encontro ficou mais aberto e com oportunidades em ambos os lados. O Inter podia ter-se adiantado por Vecino, que teve o golo nos pés mas o remate saiu ligeiramente ao lado. Na resposta, Bonaventura viu Handanovic negar-lhe o golo com uma grande defesa.

A noite seria de Icardi, que aos 63’ voltou a destacar-se pela eficácia: após passe de Perisic, o argentino voltou a colocar o Inter em vantagem. E, apesar de Bonaventura ter deixado os adeptos nerazzurri em sobressalto, ao fazer o 2-2 aos 81’ (desviou o cruzamento de Borini e Handanovic não conseguiu travar a bola), Icardi garantiu o triunfo no derby com um golo no derradeiro minuto do tempo regulamentar. De penálti a castigar falta de Ricardo Rodríguez sobre Danilo D'Ambrosio, o argentino não deu hipóteses a Donnarumma e fez o 3-2.

Na Liga espanhola o jogo do dia foi protagonizado por Betis e Valência. Nada menos do que nove golos, com triunfo do emblema che por 3-6. Kondogbia, Gonçalo Guedes, Rodrigo, Santi Mina, Simone Zaza e Andreas Pereira fizeram os golos do Valência, que passou a somar 18 pontos e ocupa o segundo lugar na classificação – com um ponto de vantagem sobre o Real Madrid e a quatro do líder Barcelona.

O ex-Benfica Mitroglou foi o autor do golo que evitou a derrota do Marselha em Montpellier (3-3). O grego estabeleceu a igualdade a dois minutos do final da partida. Em Inglaterra também foi dia de empates: os dois encontros realizados terminaram com esse resultado. O Everton evitou a derrota em Brighton graças a um golo de Rooney, de penálti. Southampton e Newcastle empataram 2-2. O Standard Liége, orientado por Ricardo Sá Pinto, venceu o Kortrijk (3-1) com “bis” do português Orlando Sá e subiu ao nono lugar da Liga belga.

Sugerir correcção
Comentar