Campanha solidária põe arquitectos a criar casas para cães

Uma associação solidária e uma instituição artística vão expor 50 casas para cães, desenhadas por arquitectos, em vários locais de Londres. As casotas vão ser leiloadas em Maio

Foto
DR

A Blue Cross for Pets, uma organização solidária britânica que resgata e realoja animais, e a Outdoor Arts Foundation, uma organização artística da Flórida, nos Estados Unidos, uniram-se para uma parceria inovadora. Desafiaram arquitectos, designers e celebridades do Reino Unido a enviarem os seus projectos de casas… para cães.

A iniciativa chama-se BowWow Haus London e atraiu gabinetes de arquitectura conceituados internacionalmente, como o Zaha Hadid Architects, que construiu a Cloud, uma cama elevada, semelhante a um casulo, para proteger os cães de superfícies frias.

Das cerca de 80 propostas recebidas, 50 vão ser expostas em vários locais de Londres, incluindo a movimentada Estação de St. Pancras durante os primeiros quatro meses de 2018. Depois, as casotas vão ser leiloadas para angariar fundos para a associação de resgate que todos os anos ajuda cerca de 40.000 animais doentes, magoados ou abandonados e para investir em projectos de arte comunitária da Outdoor, lê-se no site da organização.

Todas as casotas têm de pesar, no máximo, 180 quilogramas, ser construídas com materiais resistentes e não podem ultrapassar um metro em todas as dimensões. Os participantes vão receber quatro bilhetes para o leilão e fotografias profissionais da sua criação.

A lista de participantes pode ser consultada aqui e inclui gabinetes londrinos como o Interrobang, Green Tea Architects, Russian For Fish, WHAT Architecture and Chris Dyson Architects.

Sugerir correcção
Comentar