Kim Jong-un promove irmã ao politburo

Coreia do Sul encara decisão como uma reacção ao crescente isolamento. Responsáveis do programa de mísseis também foram promovidos.

Foto
Kim Jong-un nomeou três novos membros do politburo Reuters

O líder norte-coreano Kim Jong-un promoveu a irmã Kim Yo-jung para o organismo mais importante do país, o politburo.

A irmã mais nova de Kim, que era já a "número dois" do departamento de propaganda e agitação do país, substituiu agora no politburo a tia do líder, Kim Kyong Hee, considerada uma figura-chave do regime quando o antigo líder Kim Jong-il estava vivo. Kim, 33 anos, e a irmã, de 28, são os mais jovens membros daquele organismo.

Dois responsáveis do programa de mísseis da Coreia do Norte, Kim Jong Sik e Ri Pyong Chol, também foram promovidos, segundo os media locais.

A Coreia do Sul viu estas alterações como um “reflexo de que Kim Jong-un está a levar a actual situação [de isolamento] a sério, e está a tentar um avanço com a promoção de uma nova geração de políticos”, segundo um comunicado do ministério da unificação da Coreia do Sul citado pela Reuters.

Pyongyang e Washington têm estado envolvidos numa troca de palavras duras, e o Presidente norte-americano, Donald Trump, disse recentemente que “só há uma coisa que vai resultar” em relação ao programa de armas da Coreia do Norte – embora não tenha dito o quê.

Já Kim Jong-un declarou que as armas nucleares “são um poderoso dissuasor” e garantia de “salvaguarda da paz” na Península.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários