Confrontos entre grupo armado e polícia fizeram 12 mortos no Norte de Moçambique

Ataques duram desde a madrugada de quinta-feira. Dois agentes foram mortos.

Foto
Não se conhecem as motivações do grupo de atacantes Manuel Roberto

A população da província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, voltou a ouvir disparos durante a manhã desta sexta-feira perto do comando da polícia, em Mocímboa da Praia, anunciou a Rádio Moçambique.

Os confrontos entre as autoridades e um grupo armado duram desde a madrugada de quinta-feira e têm mantido quase todo o comércio e serviços da vila fechados, de acordo com os relatos de residentes. Pelo menos dois elementos da polícia morreram na sequência destes ataques por um grupo desconhecido.

Em declarações à Lusa na última noite, Inácio Dina, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse que foram abatidos pelo menos 10 membros do grupo armado que na madrugada de quinta-feira atacou três postos policiais daquela zona.

"Estão a decorrer perseguições e detenções", explicou o porta-voz da PRM ainda na quinta-feira, acrescentando que são ainda desconhecidas a origem e intenções do grupo de elementos mascarados, dois dos quais estão detidos para interrogatório.

"Não há indicação da natureza e das motivações", observou Inácio Dina, acrescentando que o grupo se expressava em português, suaíli e quimuane, línguas faladas localmente, concluiu.

Um jornalista de Cabo Delgado disse em declarações à agência Lusa que esta sexta-feira ainda se ouvem disparos esporádicos em Mocímboa da Praia e que as ruas estão desertas. com Lusa

Sugerir correcção
Comentar