Estes são os melhores países para viajares com animais

Cada vez mais portugueses levam os animais de estimação nas viagens e nas férias. Rússia, França e Itália estão entre os países mais amigos dos animais

Foto
Unsplash

A estadia do animal de estimação é uma preocupação comum a muitos donos no momento de escolher o destino de férias. Estima-se que 26% dos portugueses gostariam de levar os animais em viagem, mas nunca conseguiram. A procura, cada vez maior, por espaços que permitem a entrada e estadia de animais e uma maior compaixão pelos próprios donos são algumas das razões apontadas para justificar o crescente aumento de viagens na companhia de animais de estimação.

Segundo os dados do International Travel Survey de 2017, do motor de busca momondo, as viagens e as estadias para estes membros da família são cada vez mais facilitadas e 18% dos portugueses já levaram os seus animais. As opções continuam a aumentar e alguns países europeus estão entre os destinos de férias mais amigos dos animais.

A primeira sugestão do estudo da GfK é a Rússia. Considerado o país com mais animais de estimação, a Rússia é apontada como o local indicado para contactar com outros habitantes típicos das suas florestas russas — ursos, lobos, alces, lebres brancas, castores e martas. A França surge, em segundo lugar, como o país com mais liberdade de acesso a estabelecimentos e transportes públicos. Os cães são permitidos na maioria dos restaurantes e em hotéis. Além disso, os animais podem andar de transportes públicos, desde que estejam presos por uma trela durante a viagem.

As conclusões do GfKTrack.2PETs indicam ainda Itália, Alemanha e Reino Unido como alguns dos países europeus mais amigos dos animais. Se a ideia for visitar Itália na companhia do cão ou do gato, a maioria dos autocarros e comboios também permitem a viagem. Nos restaurantes, os animais têm ainda direito a pequenos brindes e a comer perto dos donos, e os hotéis são muitas vezes permissivos quanto à sua estadia. No Reino Unido, os cães são também permitidos na maioria dos transportes públicos e existem museus que facilitam a entrada de animais nas suas instalações.

Portugal apresenta-se também como “um país pet-friendly", como o P3 escreveu, ocupando o 12.º lugar no ranking de países europeus com mais animais de estimação.

Sugerir correcção
Comentar