Furacão Maria reforça-se para categoria 3 e prossegue em direcção às Caraíbas

Foto
Imagem de satélite da NASA do furacão Maria a 85 milhas de Martinica Reuters/NASA

O furacão Maria ganhou força e atinge agora a categoria 3, numa escala de 5, quando prossegue em direcção às Caraíbas, anunciou nesta segunda-feira o Centro Nacional de Furações (NHC) norte-americano em Miami.

O NHC precisou que o olho do furacão deverá antingir a ilha da Martinica esta noite, com alertas para Guadalupe já na terça-feira e Porto Rico na quarta. A velocidade máxima  máximos que atingem os 195 quilómetros por hora.

Enquanto furacão de categoria três, tem ventos de 195 km hora. O percurso da tempestade leva-o para ilhas já atingidas pelo furacão Irma.

O NHC tinha-o classificado em Categoria 2 às 13h (hora de Lisboa), e avisa que o furacão pode continuar a ganhar força rapidamente.  “Aguarda-se um rápido fortalecimento adicional do Maria durante os próximos dias, e o sistema pode converter-se num “perigoso furacão” enquanto de “move pelas ilhas do sotavento e o nordeste do Caribe”, sublinhou o NHCa.

A “perigosa agitação marítima” e as “destrutivas ondas” provocadas pelo Maria já estão a afectar todas as Antilhas Menores, com subidas do nível do mar entre 1,8 e 2,7 metros.

Sugerir correcção
Comentar