Primeira edição do Leiria Design promove produtos e ideias com o selo da região

No antigo edifício da EDP, no centro de Leiria, vão estar em exposição produtos e projectos de diversas áreas de empresas e designers da região.

Foto
Paulo Pimenta

A divulgação do design desenvolvido na região de Leiria é o principal objectivo do Leiria Design - Produto, evento que acontece desta quinta-feira a domingo para revelar um conjunto de criadores, marcas e produtores com ligações ao distrito.

No antigo edifício da EDP, no centro de Leiria, vão estar em exposição produtos e projectos de diversas áreas como o vidro, cerâmica, moldes e plástico, de empresas e designers da região.

A intenção é "dar a conhecer um pouco do que se cria, desenvolve e produz na região ao nível do Design e Engenharia de Produto", explica Diana Sá Rolo, um dos elementos da organização, assumida por vários criativos de diferentes áreas profissionais, em parceria com a Câmara de Leiria.

"Considerámos pertinente dirigir esta mostra à população em geral e não apenas a profissionais, de forma a dar a conhecer à comunidade não só o que de bom se faz por cá mas também como forma de sensibilização para a importância que o design ocupa no nosso dia-a-dia", acrescenta.

A par da exposição principal, o programa complementar integra palestras diárias com 14 oradores convidados, uma oficina 3D, oficinas criativas para a família e iniciativas de turismo industrial, com visita a unidades de produção da região.

"Apesar de o design estar bem cotado no distrito, reunimos condições para fazer mais e melhor", diz Diana Sá Rolo, referindo-se à necessidade de as empresas "incorporarem o design não apenas em produtos mas também em serviços, de forma que haja aposta na diferenciação, criação de valor e na procura de novas e, ou, melhores soluções".

Leiria Design - Produto assume-se como "um contributo para melhorar esse panorama", ligando empresas, designers e estabelecimentos de ensino.

Para a organização, o evento servirá, por isso, para "contribuir para a criação de uma rede de promoção e de conhecimento aliados à produção e ao design regional" e para "iniciar o mapeamento dos designers e produtores da região".

Sugerir correcção
Comentar