Foi encontrado bebé da Póvoa de Lanhoso. "Está bem"

Menino de 18 meses, que esteve desaparecido cerca de 15 horas, não estava sinalizado. Comissão de Protecção acompanhou duas outras crianças da mesma família. Processo foi remetido a tribunal em 2014.

Fotogaleria
Elementos da GNR e dos bombeiros durante as buscas pela criança LUSA/ALEXANDRE RIBEIRO
Fotogaleria
LUSA/ALEXANDRE RIBEIRO
Fotogaleria
LUSA/ALEXANDRE RIBEIRO

O bebé de 18 meses que estava desaparecido na Póvoa de Lanhoso desde terça-feira à noite foi encontrado nesta quarta-feira, confirmou ao PÚBLICO a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Braga, acrescentando que a criança "está bem". O menino foi entregue às autoridades por uma vizinha, confirmou. As circunstâncias do desaparecimento do bebé estão ainda por esclarecer. "É prematuro estar a avançar" hipóteses.

O bebé "a cerca de 900 metros de casa", disse aos jornalistas o coordenador da Polícia Judiciária de Braga, Gil Carvalho, citado pela Lusa. "Há cerca de dez minutos uma senhora residente aqui nas proximidades veio trazer o menor com vida. Aparentemente está bem, contudo estão a ser prestados primeiros socorros", acrescentou, também citado pela Lusa, o tenente-coronel da GNR Ricardo Lopes.

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Póvoa de Lanhoso informou, através de comunicado, "que não existe, nem nunca existiu, [um] Processo de Promoção e Protecção a favor da criança que desapareceu na freguesia de Serzedelo, no Concelho da Póvoa de Lanhoso".

O comunicado assinado pela presidente da CPCJ Maria José Martins Lourenço segue-se a declarações do presidente da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, feitas aos jornalistas no local, em como a família "estava sinalizada" e "a ser acompanhada" pela CPCJ e pela Segurança Social.

Contactada por telefone, Maria José Martins Lourenço esclareceu que esta família não estava sinalizada, neste momento, mas que a CPCJ acompanhou as duas outras crianças, num processo que foi remetido ao Tribunal de Família e Menores em 2014. "Há três anos, houve acompanhamento de duas outras crianças" da família, esclareceu. "No período compreendido entre Novembro de 2013 e Junho de 2014, decorreram processos de promoção e protecção a favor das suas duas irmãs, sinalizadas por negligência." O PÚBLICO está igualmente a tentar obter respostas da Segurança Social.

O bebé de 18 meses, que desapareceu por volta das 20h de terça-feira da casa dos pais em Serzedelo, Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, estaria a brincar dentro da habitação momentos antes dos pais lhe perderem o rasto, segundo o director da PJ de Braga, Gil Carvalho. O alerta nos bombeiros chegou às 21h58 através dos familiares, disse um elemento da corporação. As buscas juntaram elementos da GNR, da Polícia Judiciária e 15 elementos da corporação de Póvoa de Lanhoso. com Lusa

Sugerir correcção
Ler 5 comentários