Vilarinho de Negrões DR
Foto
Vilarinho de Negrões DR

7 Maravilhas de Portugal: qual é a tua aldeia preferida?

Sete galas. 49 aldeias a concurso. A votação começa domingo em Santa Clara-a-Velha com a primeira das emissões televisivas com as eliminatórias do concurso das Sete Maravilhas de Portugal - Aldeias

Uma localidade pequena sem jurisdição própria. É a definição de aldeia no dicionário. Mas quem conhece as aldeias portuguesas sabe que os segredos guardados nas localidades nacionais são mais do que isso. São as vizinhas que se cumprimentam à janela, os segredos da gastronomia tradicional e muralhas com história.  

A votação para escolher as sete aldeias preferidas dos portugueses começa a 9 de Julho, na Gala das Aldeias Ribeirinhas a transmitir pelas 21h15 pela RTP, em directo a partir de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira. 

Nesta primeira gala estão a votação sete aldeias da categoria Ribeirinhas: Aldeia da Luz, Dornes, Escaroupim, Furnas, Santa Clara-a-Velha, Sete Cidades e Vilarinho de Negrões.

As galas são emitidas em directo todos os domingos de Julho e Agosto, a partir das 21h. Em cada gala são apuradas duas finalistas, que passam à fase final de votação (de 27 de Agosto a 3 de Setembro).

Tatanka, vocalista dos The Black Mamba, tem a missão de mentor musical do projecto. Na primeira gala em Santa Clara-a-Velha, a fadista Raquel Tavares junta-se ao músico dos The Black Mamba para celebrarem as 49 localidades que avançam no concurso.  Os Azeitonas, António Zambujo, Áurea, Marisa Liz, The Black Mamba, Ana Bacalhau, Lúcia Moniz e Luísa Sobral são alguns dos artistas convidados para as próximas galas. 

Seguem-se, a 16 de Julho, as Aldeias Rurais e a 23 de Julho as Aldeias de Mar. As Aldeias Remotas são votadas a 30 de Julho e as Aldeias Autênticas a 6 de Agosto. A 13 de Agosto são votadas as Aldeias Monumento e a 20 de Agosto as Aldeias em Áreas Protegidas.

A 27 de Agosto, para terminar o concurso, a RTP transmite um programa sobre as 14 finalistas apuradas nas galas anteriores e dá-se início a uma semana inteira de votação, até ao domingo seguinte. As sete eleitas são conhecidas a 3 de Setembro, no Piódão.

O projecto das 7 Maravilhas de Portugal conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.