Asppa+ oferece bolsas financiadas para projectos na Alemanha

Três bolsas para três projectos distintos. Em associação com a Gulbenkian, o Centro Mundo Lusófono e a Camões e JAZZ'aqui a Asppa+ atribui 3000, 1600 e 1000 euros, respectivamente aos seleccionados

Foto
Things Organized Neatly

A ASPPA (Associação de Portugueses pós-graduados na Alemanha), aliada à Gulbenkian, ao Centro Mundo Lusófono e à Fundação Camões e Jazz’aqui, tem disponíveis três bolsas em três diferentes áreas: Ciência, Marketing e Música. As bolsas asppa+ (asppa+ Gulbenkian, asppa+ Centro Mundo Lusófono e asppa+ Camões+JAZZ’aqui) são uma iniciativa promovida pela ASPPA, com o objectivo de financiar um português, com grau académico, durante um limitado período de tempo – de um a três meses – para trabalhar numa empresa ou instituição alemã, em colaboração com outro português que já lá esteja estabelecido.

A consolidação da posição e influência da comunidade portuguesa, com grau académico e residente na Alemanha, no mercado de trabalho alemão e português é o objectivo desta iniciativa. Como? Através da criação de pontes entre os dois países.

Asppa+ Centro Mundo Lusófono

Concepção de um marketing cultural-académico, principalmente em torno da Lusofonia: é este o título do projecto financiado pelo Centro Mundo Lusofóno em associação com o Zentrum Portugiesischsprachige Welt an der Universität zu Köln, Colónia. Com uma duração de dois meses (de Outubro a Novembro) e um montante de 1600 euros.

O objectivo é desenvolver uma concepção de marketing cultural-académico, ensinar e estudar a língua portuguesa e as relações entre países – União Europeia, Portugal-Alemanha e Brasil-Portugal são alguns exemplos. Para tal, é necessária a criação de estratégias e condições da ampla propagação de alguns temas em particular: comunicação interna e externa e realização de eventos, tendo como foco a “interculturalidade”, a “interdisciplinaridade”, a “cultura erudita e popular” e o “turismo”, por exemplo. Dessa forma, quer-se tornar possível a implementação de conhecimentos ou da experiência nas áreas do marketing clássico e interactivo.

Para concorrer é necessário ter uma formação em Marketing (ou em alguma área comparável), consciência plena da diversidade da Lusofonia, experiência/interesse em temas culturais/académicos e criatividade e conhecimentos linguísticos (a língua portuguesa e inglesa são obrigatórias e o alemão opcional).

Asppa+ Gulbenkian

O projecto tem como título o “Controlo de metabolismo e regulação da resposta imunitária através de vias de transdução de sinal no contexto patológico de sepsis” e uma duração de três meses (de Setembro a Novembro) e um vencimento de 3000 euros.

Esta é uma iniciativa financiada pela Gulbenkian, em associação com o Department of Anesthesiology and Surgical Intensive Care Medicine Medical Faculty Mannheim (University of Heidelberg) e visa a investigação da Sepsis, a terceira causa de morte em países desenvolvidos. A Sepsis é definida como resposta inflamatória e sistemática de uma infecção e é importante que o diagnóstico seja feito com tempo, para que o tratamente seja eficaz.

O trabalho do bolseiro resume-se na construção de um modelo conceptual que explique como as vias de transdução de sinal interagem com o metabolismo e a imunidade dos pacientes de Sepsis, através da utilização de novas metodologias e ferramentas de bioinformática e biologia de sistemas. Analisar dados e utilizar essas dados para extrair informação sobre as vias metabólicas e imunológicas, bem como desenvolver um modelo que clarifique o mecanismo de controlo de metabolismo em Sepsis são os objectivos.

Licenciatura em ciências exactas ou ciências da vida e interesse em aprender bioinformática e biologia de sistemas, capacidade de adaptação a ambientes muti-disciplinares, conhecimentos básicos de programação (ou interesse em aprender) e motivação e foco são alguns dos requesitos necessários para te candidatares.

ASPPA+ Camões+JAZZ'aqui

A cooperação entre a ASPPA e a Embaixada de Portugal /Camões em Berlim, que, este ano, conta com a colaboração da Associação JAZZ´aqui tem como título “Residência Artística Liderada por Carlos Bica”. Recebes 1000 euros em apenas um mês se fores o candidato escolhido.

O objectivo passa pela integração do bolseiro na comunidade Jazzística de Berlim (Jam sessions, Workshops e ajuda na obtenção de aulas privadas com músicos residentes em Berlim), no sentido de possibilitar que, no decorrer da residência, o Bolseiro selecionado tenha a oportunidade de participar, enquanto observador, em workshops organizados por esta entidade. No final da residência, o trabalho do músico deverá ser apresentado num concerto ao vivo em Berlim – afinal, é esse o propósito desta iniciativa, formar e promover os músicos de Jazz portugueses.

Se és músico, português ou luso descendente (a resider em Portugal) e tens uma formação superior na área da música, especialmente na área do Jazz e do improviso esta oportunidade é para ti. Para concorrer, deves enviar um vídeo (por WeTransfer) com uma breve apresentação e explicação dos objectivos e motivações que te levaram a concorrer.

Podes efectuar a tua candidatura, para qualquer uma das bolsas, até ao dia 15 de Junho (aqui).

Sugerir correcção
Comentar