Mundial sub-20: Portugal perde na estreia frente à Zâmbia

É a quarta presença consecutiva de Portugal no Mundial da categoria. Próximo adversário é a Costa Rica.

Fotogaleria
LUSA/WALLACE WOON
Fotogaleria
LUSA/WALLACE WOON
Fotogaleria
LUSA/WALLACE WOON
Fotogaleria
LUSA/WALLACE WOON
Fotogaleria
LUSA/WALLACE WOON
Fotogaleria
LUSA/WALLACE WOON

Com uma exibição conservadora e pouco consistente, a selecção nacional de Sub-20 estreou-se no Mundial da categoria com uma derrota, por 1-2. Frente à Zâmbia, actual campeão africano, Portugal realizou uma primeira parte amorfa e só mostrou qualidade após estar em desvantagem, mas a falta de eficácia foi fatal para a equipa liderada por Emílio Peixe. No outro jogo do Grupo C da prova, que decorre na Coreia do Sul, a Costa Rica, que na quarta-feira defronta Portugal, foi batida pelo Irão (0-1).

Nos primeiros minutos Portugal controlou a partida, mas a maior percentagem de posse de bola resultou numa mão-cheia de nada. A aposta de Peixe num trio de meio-campo com pouca tracção ofensiva (Florentino-Gedson-Xadas) dificultou a construção de jogo da equipa nacional e a melhor oportunidade nos primeiros 45 minutos foi zambiana.

O segundo tempo começou com uma boa notícia para Portugal: Patson Daka, avançado do Red Bull Salzburgo que marcou um golo ao Benfica na final da UEFA Youth League, foi substituído aos 42 minutos por lesão. No entanto, mesmo sem a sua principal figura, os zambianos colocaram-se na frente do marcador: Diogo Costa ainda evitou um primeiro remate, mas na recarga Chilufya fez o primeiro golo. A perder, Peixe não arriscou e optou por fazer trocas directas: nas duas primeiras substituições retirou os avançados José Gomes e André Ribeiro.

Com o ataque entregue a Xande Silva, Hélder Ferreira e Diogo Gonçalves, Portugal desperdiçou boas ocasiões para marcar e os zambianos aproveitaram para aumentar a vantagem: aos 76’, Sakala rematou sem hipóteses para Diogo Costa. Com mais coração do que cabeça, Portugal continuou a ser ineficaz e apenas nos descontos, por Hélder Ferreira, conseguiu reduzir a diferença.

Sugerir correcção
Comentar