Vai à praia e deita as beatas para o chão? Oeiras propõe-lhe “quebrar o hábito"

Na praia de Santo Amaro, onde no ano passado foram recolhidas 130 mil beatas, Câmara de Oeiras inicia campanha de sensibilização para os fumadores.

No ano passado, numa acção de limpeza semelhante, foram recolhidas 130 mil beatas
Foto
No ano passado, numa acção de limpeza semelhante, foram recolhidas 130 mil beatas Câmara Municipal de Oeiras

Tirar o cigarro do maço, fumar, deitar a beata para o chão. O gesto é quase automático para muito fumadores. Aproxima-se o Verão e as associações alertam para a poluição e riscos para a saúde associados, em especial nas praias onde adultos e crianças estão em permanente contacto com o areal, o depósito de milhares de beatas. É precisamente por aí que a Câmara de Oeiras quis começar a campanha de sensibilização deste ano para a não poluição das praias, incitando os banhistas a “Quebrar o Hábito" e colocar as beatas no lixo.

Na acção de sensibilização desta sexta-feira, no areal de Santo Amaro de Oeiras, nove jovens do projecto de limpeza municipal e integração social “Jovens em Movimento” recolheram dezenas de beatas. No final do dia, haverá uma contagem exacta. Os frutos desse trabalho vão estar, a partir desta sexta, “expostos” num eco cinzeiro à entrada da praia, onde vão ser distribuídos cinzeiros individuais e reutilizáveis para que possa guardar a beata, caso não haja um caixote do lixo perto.

Durante o ano passado, foram recolhidas 130 mil beatas.

Limpeza vai ser diária

Quando o dia nasce na praia de Santo Amaro de Oeiras, o areal está a acabar de ser limpo. Pouco depois, a passar as 9h, um grupo de nove jovens dá seguimento o trabalho dos tractores que varreram o areal, recolhendo com redes o que ficou para trás. Andam à “pesca de beatas”, como classificou o presidente da câmara de Oeiras, Paulo Vistas.

O trabalho - hoje feito para assinalar o início, simbólico, da época balnear - será a partir de dia 31 uma rotina diária. Todos os dias (à excepção das terças-feiras) até 6 de Setembro, diferentes equipas de “Jovens em Movimento” vão separar o lixo, limpar o areal e os espaços circundantes.

Oficialmente, a época balnear começou a 13 de Maio, mas é a partir desta sexta-feira que o efectivo de bombeiros, PSP e Polícia Municipal reforça a sua presença junto ao areal.