Santo António volta a subir aos tronos de Lisboa

Os tronos de Santos estão de volta pelo terceiro ano consecutivo. Aos participantes e criadores, o Museu de Lisboa – Santo António oferece as bases ou estruturas

Fotogaleria
Em 2015 inscreveram-se 65 tronos e no ano passado mais de 200 DR
Fotogaleria
As Festas de Lisboa estão marcadas para dia 1 de Junho até dia 1 de Julho DR

De gema ou de coração, todos os lisboetas estão convidados a participar na terceira edição dos Tronos de Santo António. A EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural) e o Museu de Lisboa - Santo António voltam a promover a tradição que homenageia o santo mais querido de Lisboa e desafiam os moradores a decorarem os tronos e a exporem-nos à porta das suas casas nos dias 3 e 4 de Junho.

Esta tradição não significa competição: todos os tronos participantes são vencedores, desde que sejam expostos pelas ruas, portas e janelas da cidade durante as Festas de Lisboa. Tal como na primeira e na segunda edição, irá haver um roteiro com a localização dos tronos inscritos para que possam ser visitados e fotografados.

A origem desta tradição remonta ao século XVIII quando, após o Terramoto de 1755, a população, sobretudo as crianças, se empenhava na angariação de fundos para a reconstrução da igreja de Santo António. 

"O entusiasmo com que as duas primeiras edições dos tronos foram recebidas pela população mostraram que os lisboetas são incapazes de deixar o seu Santo ficar mal: cerca de 65 tronos inscritos no primeiro ano e mais de 200, no segundo, de juntas, paróquias, escolas, colectividades ou organizações, até vizinhos, amigos, netos e avós", sublinha a EGEAC em comunicado.

Todos os que queiram participar e decorar o seu trono podem inscrever-se para a edição deste ano até dia 28 de Maio através de msantoantonio@egeac.pt ou no Museu de Lisboa – Santo António (Largo de Santo António da Sé, 22).

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar