Macron toma posse: "A Europa e o mundo precisam de França mais do que nunca"

Novo Presidente francês começa a divulgar a composição da sua equipa no Eliseu.

Foto
Hollande deixou o Eliseu esta manhã. Reuters/POOL

Emmanuel Macron, vencedor das eleições de 7 de Maio, tomou posse este domingo como Presidente de França, sucedendo a François Hollande, de quem foi ministro da Economia. Macron e Hollande estiveram reunidos esta manhã no Eliseu, onde o Presidente cessante passou ao antigo banqueiro os códigos de lançamento dos mísseis nucleares franceses.

No discurso de tomada de posse, o centrista de 39 anos declarou que "a Europa e o mundo precisam de França mais do que nunca".

"Durante décadas, a França duvidou de si mesma", disse Macron. "O meu mandato devolverá aos franceses a confiança para acreditarem em si mesmos", declarou, defendendo que o poder do país "não está em declínio", mas antes "no limiar de um grande renascimento".

O novo Presidente afirmou no entanto que "França só será forte se for próspera".

"Seremos, juntos, o exemplo de um povo que sabe como afirmar os nossos valores e nossos princípios - os da democracia e da República", disse, acrescentando que o país está "sempre do lado da liberdade e dos direitos humanos".

O oitavo chefe de Estado da V República começou entretanto a divulgar os nomes que vão compor a sua equipa. Alexis Kohler, de 44 anos, será o novo secretário-geral do Eliseu. Philippe Etienne, de 61, até aqui embaixador francês em Berlim, será conselheiro diplomático do Presidente.

Após a tomada de posse, o próximo desafio de Macron é agora vencer as eleições legislativas de 11 e 18 de Junho, onde procura obter uma larga maioria.

Sugerir correcção
Comentar