Avaria generalizada nos semáforos do Porto complica trânsito

Autarquia e fornecedor dizem estar a tentar recuperar o sistema ainda nesta tarde. Rotunda da Boavista é a zona mais afectada.

Foto
nelson garrido

Uma avaria generalizada no sistema de semáforos do Porto está a dificultar o trânsito na cidade desde as 17h40, prevendo-se que a situação fique resolvida ainda esta tarde, indicou o gabinete de comunicação da autarquia. O velhinho de gestão Gertrudes, que será substituído em 2018, falhou pela segunda vez, em poucos dias, aparentemente na sequência de uma trovoada.  

“Apesar de a avaria ser generalizada, conseguimos perceber o que se passa e o principal problema estaria a ser a Rotunda da Boavista. A Polícia Municipal já foi destacada para minimizar problema”, disse à Lusa fonte do gabinete de comunicação da Câmara Municipal do Porto. Ao PÚBLICO, Nuno Santos esclareceu que a trovoada terá deitado abaixo todo o sistema de controlo dos semáforos, que, dada a sua provecta idade - algum do software data de 1993 - demora algum tempo a ser reactivado. Em todo o caso, a autarquia admite que a situação fique resolvida ainda neste fim de tarde.

O Gertrudes foi-se abaixo na véspera da publicação em Diário da República do concurso para a instalação e manutenção de um novo sistema de controlo dos semáforos do Porto, que em 2018 passarão a ser totalmente controláveis remotamente, em função do tráfego em cada ponto da cidade, algo que hoje só é possível nalguns pontos (como a rotunda da Boavista). Trata-se de um investimento de rondará os dez milhões de euros, para cinco anos e que, associado às 144 câmaras espalhadas pela cidade poderá dar uma nova dinâmica à gestão do tráfego automóvel no Porto.  

Sugerir correcção
Comentar