Secretas: sai Júlio Pereira, entra José Pereira Gomes para secretário-geral

Júlio Pereira quer voltar ao Ministério Público, mas aceitou esperar pela passagem da visita do Papa.

Júlio Pereira esteve 12 anos à frente das secretas
Fotogaleria
Júlio Pereira esteve 12 anos à frente das secretas dro daniel rocha
Júlio Pereira esteve 12 anos à frente das secretas
Fotogaleria
Júlio Pereira esteve 12 anos à frente das secretas LM miguel Manso

Júlio Pereira, secretário-geral do Sistema de Informações da República (SIRP) desde 2005, deixa o cargo e vai ser substituído pelo diplomata José Júlio Pereira Gomes, anunciou esta terça-feira o Governo. O anúncio foi feito por um comunicado distribuído pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa, em que se explica que Júlio Pereira já tinha solicitado oportunamente a sua saída de funções, mas que se mantém em funções até ao final da visita do Papa Francisco a Portugal, sexta-feira e sábado.

O chefe do Governo anunciou também que propôs ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que Júlio Pereira seja agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique e revelou ter consultado o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, como líder do principal partido da oposição, antes de escolher José Júlio Pereira Gomes para o cargo.

Na altura em que pediu para sair, estava já agendada a visita do Papa, “não sendo por isso o momento conveniente para realizar alterações nas chefias das forças e serviços de segurança”, pelo que o secretário-geral do SIRP “correspondeu à solicitação do primeiro-ministro para se manter em funções até ao termo da visita pontifícia”, lê-se no comunicado.

Júlio Pereira foi, primeiro, director-geral adjunto do Serviço de Informações e Segurança (SIS), de 1997 a 2000, ocupando depois o lugar de cúpula e coordenação dos serviços de informações portugueses, secretário-geral do SIRP, que fica sob a dependência do primeiro-ministro, durante 12 anos, de 2005 a 2017.

No comunicado, o gabinete de António Costa sublinha que o novo secretário-geral do SIRP, o embaixador José Júlio Pereira Gomes, tem uma “vasta experiência em relações internacionais e em matérias de segurança e defesa”.

Sugerir correcção
Comentar