Para a semana, o Porto enche-se de capas e fitas

A semana académica do Porto realiza-se de 7 a 13 de Maio. O evento "de estudantes para estudantes" movimenta cerca de 350.000 alunos. Metro do Porto e CP reforçam serviço durante toda a semana.

Foto
Rita Franca

A Queima das Fitas vai durante a próxima semana voltar a encher de estudantes as ruas do Porto e o Queimódromo, em Matosinhos.

Como manda a tradição, a semana académica abre com a Monumental Serenata na Avenida dos Aliados à meia-noite de 7 de Maio (de sábado para domingo). Algumas horas depois, no mesmo local, realiza-se a Missa da Bênção das Pastas. Na terça-feira, os estudantes voltam a percorrer a cidade com as cores das várias faculdades e carros alegóricos durante o Cortejo Académico que começa às 15h e passa por toda a baixa do Porto.

Quanto aos concertos no Queimódromo, cabe ao cantor britânico James Arthur abrir o palco que recebe ainda outros artistas internacionais como James Morrison (12 de Maio) e os Kaiser Chiefs (na última noite). A estes juntam-se a presença habitual de Quim Barreiros na noite do cortejo, os HMB e David Carreira.

Os bilhetes, com preços a partir dos 8 euros, podem ser adquiridos na FAP, no campus do S. João, no El Corte Inglés, no Queimódromo, online e, este ano, também no Pólo Zero, junto à Torre dos Clérigos. O passe semanal está à venda por 56 euros. 

Tal como nos anos anteriores, a Federação Académica do Porto disponibiliza autocarros-vaivém gratuitos para transportar os estudantes entre o Queimódromo, em Matosinhos e Trindade ou o Hospital de São João.

Estes autocarros (com cerca de 150 lugares) começam a circular às 22h (à excepção da primeira noite, de sábado para domingo, em que o primeiro parte à 00h) e saem das estações com uma frequência que varia entre os 5 e os 20 minutos. 

Também a Metro do Porto e a CP vão reforçar a operação durante a semana da Queima das Fitas.

De sábado para domingo (Monumental Serenata) e de terça para quarta (cortejo) as linhas Azul, estações Estádio do Dragão e Câmara de Matosinhos, e Amarela, a ligação entre o Hospital de S. João e Santo Ovídio, vão funcionar toda a noite.

Na manhã de domingo (7), dia da Missa da Bênção das Pastas, e durante o dia do Cortejo, terça-feira (9) os veículos vão passar com mais frequência e durante a semana académica a circulação na Linha Azul inicia-se a partir da Câmara de Matosinhos às 5h, uma hora mais cedo que o habitual. As restantes linhas vão funcionar dentro dos horários habituais.

A empresa relembra ainda que a “realização da Serenata (7) e a passagem do Cortejo (9) nos Aliados originam um grande fluxo de passageiros nas principais estações do centro da cidade do Porto” e recomenda a compra antecipada do título de viagem.

A CP - Comboios de Portugal disponibiliza um bilhete especial de 2 euros, ida e volta, para viajar a partir de qualquer estação da rede urbana de Braga, Guimarães, Marco e Aveiro até São Bento ou Campanhã. A empresa vai ainda aumentar a sua capacidade de lugares nos comboios dos Serviços Urbanos do Porto.

PSP com campanha “100% cool”

A PSP volta a realizar, durante as Festas Académicas, uma acção de sensibilização e prevenção no âmbito da segurança rodoviária para premiar os condutores que registem “uma taxa de álcool no sangue igual a zero”.

Além da fiscalização nas imediações dos recintos destas festas, até 3 de Junho, os jovens entre os 18 e os 30 anos que conduzam sem ter bebido e que transportem pelo menos mais duas pessoas no carro podem ainda ganhar vouchers ou brindes.

A operação “100% cool” tem vindo a repetir-se todos os anos depois um protocolo assinado em 2011 entre a PSP a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) para prevenir os comportamentos de risco dos condutores e assim diminuir os índices de sinistralidade rodoviária.

Texto editado por Ana Fernandes