Panificadora divulga frases de Camilo Castelo Branco em 60 mil sacos de pão

Com esta iniciativa, a obra de Camilo entra dentro das casas dos habitantes de Famalicão tentando-se assim promover a literatura.

Foto
Adelaide Carneiro

Uma panificadora vai imprimir imagens e pensamentos de Camilo Castelo Branco em 60 mil sacos de pão, tornando a obra camiliana "presença diária" na casa de "milhares de famílias", anunciou nesta quarta-feira a Câmara de Vila Nova de Famalicão.

Em declarações à Lusa, o presidente da câmara famalicense, Paulo Cunha, salientou que a iniciativa, que nasce de uma parceria entre a Casa-Museu Camilo Castelo Branco e a Ribapão, sociedade com sede em Vila Nova de Famalicão, é mais um "veículo de promoção e de valorização" de um dos maiores ícones do concelho.

A autarquia considerou ainda que aquela iniciativa é um "bom exemplo da cumplicidade" que uma empresa pode ter com o seu território salientando que esta parceria em concreto "reveste-se de reforçada importância" por promover "a própria literatura" portuguesa.

"Esta iniciativa é um bom exemplo de como a responsabilidade social de uma empresa pode ser concretizada de múltiplas formas e com vantagens recíprocas. Simultaneamente, o concelho de Vila Nova de Famalicão ganha um veículo de promoção e de valorização de um dos seus maiores ícones: Camilo Castelo Branco. Neste caso concreto, importa ainda assinalar a valorização que se faz da cultura e da literatura portuguesa através de uma forma simples mas eficaz", afirmou o autarca.

O objectivo é imprimir imagens e pensamentos de Camilo Castelo Branco em 60 mil sacos de papel disponíveis nas mais de duas dezenas de padarias e pastelarias da panificadora, sendo que a iniciativa será apresentada quarta-feira, no âmbito de mais uma jornada do Roteiro Famalicão Made IN.

A autarquia destaca ainda que a panificadora famalicense, nascida em 1970 nas proximidades da Casa de Camilo, situada em Seide S. Miguel, tem já uma "ligação estreita" com o universo camiliano com a produção do Pão de Camilo, produzido como nos" velhos tempos" com adição de "isco" (massa fermentada) e com a massa a repousar um elevado número de horas.

Actualmente a panificadora conta com 135 colaboradores e tem 23 lojas abertas ao público, sendo que em 2016 o volume de negócios atingiu os 4,4 milhões de euros.

A iniciativa Famalicão Made IN é uma das "grandes apostas" do município de Vila Nova de Famalicão para promover o desenvolvimento económico do concelho, baseada na promoção de um "contexto municipal facilitador" da iniciativa empresarial, procura "valorizar e promover a genética empreendedora do município, captar novos investimentos e auxiliar os empresários famalicenses a promoverem e desenvolverem os seus projectos empresariais".

Sugerir correcção
Comentar